PRECONCEITO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA UMBANDA E CULTOS AFROS EM PORTO ALEGRE

I
 A NOTÍCIA

Projeto quer vetar sacrifício de animais nas cerimônias de umbanda e cultos afro

 

Proposta da deputada estadual Regina Becker Fortunati (PDT), conhecida por defender os direitos dos bichos, desagrada sacerdotes de religiões africanas.

 

Projeto quer vetar sacrifício de animais nas cerimônias de umbanda e cultos afro Caco Konzen/Especial

Pai Clovis do Xangô defende que os rituais são realizados com respeito e gratidão ao animal Foto: Caco Konzen / Especial.

O sacrifício de animais nas cerimônias de umbanda e cultos afros poderá ser proibido no Rio Grande do Sul, se for aprovado projeto de lei da deputada Regina Becker Fortunati (PDT). Sacerdotes umbandistas não gostaram da proposta e querem manter o ritual da imolação, enquanto entidades de defesa dos direitos dos bichos aprovam a iniciativa.

A parlamentar argumenta que o sacrifício não se justifica — "porque a humanidade cada vez se empenha mais na proteção dos animais e do ambiente". Lembra que outros rituais foram extintos, como a oferenda de virgens apunhaladas em altares e a imolação de cordeiros em troca de dádivas divinas.

— As pessoas evoluíram e podem expressar suas crenças sem mortes. Há outras formas de se manifestar a bondade, deixando a crueldade de lado — destaca Regina, que comandou a Secretaria Especial dos Direitos Animais na prefeitura de Porto Alegre.

 

Apresentado no dia 3, logo na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, o projeto propõe a exclusão do Artigo 2º do Código Estadual de Proteção aos Animais, de 2003, que autoriza o abate de animais para religiões de matriz africana. Se for retirada a permissão, volta a valer a redação original da lei. Ou seja: será proibido sangrar bichos em liturgias.

A polêmica está instalada. Religiosos afros declaram "sua tristeza" com o projeto. O conselheiro-geral do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros (Ceucab/RS), Clovis Alberto Oliveira de Souza, o Pai Clovis do Xangô, diz que os rituais são realizados com respeito e gratidão ao animal. Conta que todo abate tem a finalidade de alimentar as pessoas, nenhuma carne é desperdiçada.

Pai Clovis do Xangô garante que os genuínos umbandistas e de outras linhas não toleram a crueldade nem aceitam que os animais imolados sejam expostos em esquinas, nas calçadas de pedestres ou praças.

— Se há o sofrimento do animal, invalida a nossa liturgia, ela perde o sentido — afirma o sacerdote.

Fundado há 62 anos, o Ceucab iniciou uma campanha junto aos mais de 60 mil terreiros gaúchos, para conscientizar sobre as normas dos cultos. Pai Clovis do Xangô entende que é preciso corrigir as distorções. Não condena quem age errado, por achar que é uma questão de dialogar e orientar.

— Não queremos o trucidamento de animais, nem expô-los em encruzilhadas. Isso é pesado, é contra nossa liturgia — reafirma.


Umbandista quer solução jurídica


Antes de Regina Becker entrar com o projeto, os conselheiros de cultos afros tiveram audiência com o governador José Ivo Sartori, em janeiro. A ideia é negociar uma regulamentação que permita o sacrifício animal, mas sem ofender sensibilidades. É lembrado que agricultores abatem porcos e galinhas para consumo, assim como as pessoas vão ao supermercado comprar picanha, costela, maminhas e salsichão para o churrasco dominical.

— Queremos encontrar uma forma jurídica e apaziguar os ânimos — diz Pai Clovis do Xangô.

O projeto anti-imolação tem defensores. A diretora do Movimento Gaúcho de Defesa Animal (MGDA), Maria Luiza Nunes, espera poupar cabras, cordeiros, galinhas, marrecos, patos e pombas. Ressalta que os bichos sofrem com os batuques e a atmosfera de cânticos, além de morrerem lentamente por dessangramento.

— Um pai de santo da Bahia já disse que o sacrifício de animais já passou — lembra Maria Luiza.

Criado em 2003 e reunindo 25 organizações, o MGDA fiscaliza outros tipos de suplício. Lamenta as condições de aviários e frigoríficos, que submetem aves, suínos e gado a padecimentos desde o transporte até o abate. Para Maria Luiza, além de lutas pontuais para mudar leis, ficam as sugestões para que as pessoas se tornem vegetarianas ou, indo mais além, veganas — quando não se aceita nenhum produto de origem animal.



NOTAS DO BLOG.

1 ponderação

Eu sempre ajudei as ações que essa mulher faz em relação aos animais abandonados, ajudo em dinheiro, os brechós e encontros para arrecadar dinheiro no parque da  redenção aos domingos.

NÃO AJUDO MAIS..

Eu ajudo outra entidade assistêncial de animais abandonados, onde o proprietário é evangélico, diria meio evangélico, diz que é mas faz tempo que não vai a culto, ele sabe que sou umbandista, já conversamos várias vezes sobre o assunto e nunca teve preconceito.

2 ponderação.

Ritual protegido pela constituição federal, onde é garantido o livre culto religioso, e uma lei municipal ou estadual não pode ir contra a constituição federal

3 ponderação.

APOSTO QUE ESSA MULHER E AS PESSOAS QUE PENSAM ASSIM ADORAM COMER UM CHURRASCO BEM GORDO E CARNE DE OUTROS ANIMAIS MORTOS.

 http://www.anda.jor.br/wp-content/uploads/2014/08/svb-2.jpghttp://3.bp.blogspot.com/-WSMFuJ2wsmg/UjDsdutd2_I/AAAAAAAAaSg/0BmvLGErx_Y/s1600/Ama+um+e+come+o+outro+2.jpg 

Em tese, eu disse em tese, eu até aceitaria a discutir caso a pessoa que reclamar for vegetariana ou vegana, (pessoas que não comem carne), pois essa pessoa não é hipócrita, defendendo alguns animais e comendo outros.
Se você ama e protege uns, porque mata e come os outros animais?

4 ponderação

Minha senhora, seguindo a sua linha de pensamento.

PROÍBA AS PESSOAS QUE MORAM NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, QUE MORAM EM SÍTIOS E FAZENDAS DE MATAR ANIMAIS PARA COMER..

pessoas matando um porco no seu sítio para comer
 

 

pessoa matando uma galinha no seu sítio para comer
 
 


pessoa matando uma ovelha no seu sítio para comer

pessoa matando um boi em seu sítio para comer

 


pessoa matando um pato em seu sítio para comer

 

 EXISTEM MILHARES E MAIS MILHARES DE ANIMAIS MORRENDO DESSA FORMA ACIMA NAS IMAGENS NOS SÍTIOS E FAZENDAS NO MUNDO TODO, MAS COMO É PARA ELES COMEREM, DAÍ PODE NÃO É CRUELDADE

AS PESSOAS ACIMA NÃO SÃO UMBANDISTAS E NEM BATUQUEIROS..


SÃO PESSOAS QUE MORAM EM SÍTIOS E FAZENDAS NO INTERIOR E SUAS RELIGIÕES SÃO, CATÓLICOS, EVANGÉLICOS E ALGUNS ATEUS...


POR FAVOR SENHORA, VÁ ATÉ ESSES SÍTIOS E IMPEÇA QUE ELES MATEM ESSES ANIMAIS DESSA FORMA...


5 ponderação (final).

SE EU FOSSE ELEITO EU FARIA UMA LEI PARA QUE OS PREFEITOS DE TODAS AS CIDADES DO BRASIL FOSSEM PROIBIDOS DE TER AMANTES EM RUAS COM NOME DE BARÃO DO GRAVATAÍ E NÃO HOUVESSE MAIS TANTA DEMAGOGIA E HIPOCRISIA.
FICA A DICA










AS IMAGENS ABAIXO MOSTRAM COM OS ANIMAIS (GADO, BOI, VACA) MORREM NOS FRIGORIFICOS PARA VOCÊ COMER CARNE NA SUA CASA..
IMAGENS QUE VOCÊ NÃO QUER VER, POIS SUA HIPOCRISIA E DEMAGOGIA NÃO DEIXAM.
 



E TEM MUITO MAIS DEMAGOGIA E HIPOCRISIA NO LINK ABAIXO.

Comentários