Morre o violonista Paco de Lucía, ícone do flamenco



A música flamenca perdeu um de seus maiores ícones da atualidade, o violonista espanhol Paco de Lucía. Ele morreu nesta quarta-feira (26), aos 66 anos de idade, em Cancún, no México. Sofreu um infarto enquanto curtia a praia com seus filhos.
Consagrado por renovar e difundir o flamenco pelo mundo, Paco de Lucía nasceu em 21 de dezembro de 1947, na cidade de Algeciras, no sul da Espanha, com o nome de Francisco Sánchez Gómez. O nome artístico surgiu a partir da forma como era conhecido: "Paco, o de Lucía", em referência à sua mãe, de origem portuguesa, Lucía Gomes.
Paco de Lucía pegou pela primeira vez em um violão aos sete anos. Aprendeu a tocar o instrumento com o pai, Antonio. Aos 12 anos,  formou o dueto "Los Chiquitos" de Algeciras com seu irmão Pepe nos vocais. Após vencer um concurso musical, o grupo gravou seu primeiro disco e fez sucesso na década de 1960.
Naquele mesmo ano, Paco de Lucía foi contratado pelo bailarino José Greco como terceiro violonista da Companhia do Balé Clássico Espanhol. Nesta época, viajou o mundo em turnê. Aos 17 anos, entrou para um grupo financiado pelos representantes alemães Horst Lippmann e Fritz Rau para seu espetáculo "Festival Flamenco Gitano", com o qual percorreu a Europa e no qual figuravam Camarón de la Isla, El Lebrijano, El Farruco e Juan Moya.
Acompanhado com frequência por seus irmãos Ramón de Algeciras e Pepe de Lucía, gravou seus primeiros discos solo em meados dos anos 1960: "La Fabulosa Guitarra de Paco de Lucía" (1967) e "Fantasía Flamenca" (1969). Sua consagração chegou nos anos 1970, com memoráveis atuações no Palau de Barcelona, no Teatro Real e no Teatro Monumental de Madri. Sua primeira gravação ao vivo, "Paco en vivo desde el Teatro Real", lhe rendeu seu primeiro disco de Ouro. 
Formou dupla com o músico El Camarón. A parceria harmônica resultou em mais de dez discos gravados, como "El Duende Flamenco" (1972) e "Fuente y Caudal" (1973) - álbuns bastante aceitos pela crítica musical. Juntos, intorduziram novos ritmos, como jazz, o blues, o country e bossa nova ao tradicional flamenco, criando um estilo próprio e renovador. A partir de 1973, com o sucesso do premiadíssimo single "Entre dos Águas" (vídeo abaixo) ganhou ainda mais popularidade - não só na Espanha como internacionalmente. 

 Paco de Lucía em apresentação em junho de 2010, em Madri (Foto: Carlos Alvarez/Getty Images)
Paco de Lucía em apresentação em junho de 2010, em Madri (Foto: Carlos Alvarez/Getty Images)

Comentários