DOM ORANI TEMPESTA ( NOVO CARDEAL BRASILEIRO)

Dom Orani Tempesta é nomeado cardeal pelo papa Francisco

A surpresa da cerimônia do Vaticano foi a presença do papa emérito Bento XVI


O papa Francisco nomeou na manhã deste sábado (22) 19 novos cardeais em uma cerimônia chamada consistório, na basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre os nomeados está um brasileiro: Dom Orani Tempesta, agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.
Com a nomeação, o Brasil passa a ter dez cardeais na estrutura da Igreja Católica. Cardeais com menos de 80 anos estão aptos a votar em um possível Conclave para eleger um novo papa.
Durante o concistório, o papa Francisco reuniu cardeais do mundo todo para debater o tema "família". Francisco disse que a Igreja deve aprofundar o debate sobre questões delicadas, como divórcio, contracepção ou relação homossexual.
Uma das surpresas da cerimônia foi a participação do papa emérito. Bento XVI se sentou na primeira fila, ao lado dos outros membros do Colégio cardinalício, e foi saudado por membros do clero. Francisco o cumprimentou e o abraçou.
O papa emérito, que leva "uma vida oculta ao mundo", encontrou-se quatro vezes com Francisco, mas sua presença hoje na Basílica de São Pedro foi a grande surpresa da cerimônia da nomeação dos cardeais. No dia 28 de fevereiro, se completará um ano da renúncia de Bento XVI ao pontificado.Papa Francisco é recebido pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta (Foto: EFE/Antonio Lacerda)
Papa Francisco e Dom Orani Tempesta (Foto: EFE/Antonio Lacerda)

Comentários