CIGANOS DO LESTE EUROPEU ( POR Yvonne de Rosa)


A fotógrafa italiana Yvonne de Rosa fez uma série de fotos na Romênia e na Bósnia-Herzegovina mostrando famílias ciganas da etnia Roma. Acima, mãe e filha da comunidade.
A instituição de caridade Hope and Homes for Children ('Esperança e Lares para Crianças', em tradução livre) trabalha com as famílias em Baia Mare, na Romênia desde 1998. Esta região é o lar para inúmeras comunidades roma.
"As pessoas que conheci eram fantásticas, mas viviam em condições terríveis, lutando todos os dias pela sobrevivência", afirmou a fotógrafa, que vive em Londres.
A série de fotos da comunidade roma ganhou o nome de Identidades Escondidas: Inacabadas e está exposta na Galeria Laura Noble, em Londres.
 
NOTA DO BLOG;
 
Aquela minha velha polêmica que 99% dizem que estou errado e 1% concordam comigo.

A glória dos "ciganos" que vemos nos centros espíritas, nas roupas dos médiuns e nos livros destoam e muito da verdadeira vida dos ciganos, marginalizados, excluídos e sofredores de todas as mazelas e preconceitos, muitos diferentes dos penduricalhos, lenços e roupas dos médiuns nos centros espíritas que apregoam APENAS o passado de "só festas, só alegrias, liberdades etc" esquecendo e não aceitando o real presente de sofrimento.
Quando esses mesmos médiuns colocarem os pés no chão e tirarem as cabeça das nuvens, acredito que essa sina cigana de preconceito e exclusão terá um fim.

Por Emerson C Matos.

Comentários