LENDA DE OSSANHA

http://www.oshun555.com/images/ozain.jpg

 

 

Ossaim (Orixa Ossanha) era o filho mais novo do grande pai Oxalá e da grande mâe Iemanja.

 

Quando era pequenino sempre vivia em meio a natureza,pois conhecia bem os segredos das folhas e das ervas.Possuia uma habilidade muito especial,que era de tratar qualquer doença.

 

  Viajava por todo planeta,levando seus conhecimentos por todas tribos,e por isso todos gostavam muito dele e o agradeciam com todo carinho e gentileza.

 

Ele recebeu esse “dom” (O segredo das folhas) do grande Orixá Olodumaré,sendo assim ele sabia qual erva curava doenças,fortalecia as pessoas e trazia serenidade ao seus coraçôes e espiritos.

  

Mas isso despertava muita inveja nos demais orixas,pois não tinham o conhecimento das folhas e precisavam do grande orixa “Ossae”,para terem sucesso em seus rituais.

 

Ao realizar seus trabalhos de cura,o orixa ossanhe,aceitava como forma de pagamento:cachaça,fumo,mel…

 O orixa Xangô, sendo muito instável,não admitia que somente “Ossae” tivesse tal conhecimento,e por isso mandou que sua esposa a orixá Yansã (dona dos ventos),que fizesse com que todas folhas voassem em direção aos demais orixas,para que todos conhecessem os segredos das folhas.

 Ao ver toda ventania Ossanha rezou sem parar dizendo Ewé O! Ewé O!’ (‘Oh! As folhas! Oh! As folhas!’).

 

  Mesmo assim Ossanha não conseguiu evitar que os orixas conseguissem algumas folhas.Mas seus irmãos não possuem o conhecimento que ele recebeu de Olodumaré e sempre vão precisar dos segredos e o axé do grande orixa Ossanhe

 .

Até os dias atuais Ossanha é o mestre das folhas e da medicina

Comentários