JUSTIÇA BRASILEIRA?

Decisão que suspendeu editais para cultura negra é 'racista', diz Marta

 

Justiça Federal no Maranhão considerou que editais excluem demais etnias.
Ministra da Cultura afirmou que governo recorreu da decisão e 'vai ganhar'.


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, afirmou na manhã desta quarta-feira (22), que vai reverter decisão judicial que suspendeu editais de incentivo à cultura negra lançados em novembro de 2012. A ministra afirmou que o governo já recorreu da decisão que qualificou como "racista".
Reportagem do jornal "O Globo" desta quarta-feira (22) traz decisão do juiz José Carlos Madeira, da 5ª Vara Federal no Maranhão. A decisão, publicada no "Diário Oficial" na sexta-feira (17), diz que o Ministério da Cultura “não poderia excluir sumariamente as demais etnias” e que editais “destinados exclusivamente aos negros abrem um acintoso e perigoso espectro da desigualdade racial”.
“Nós estamos indignados, é uma decisão racista e nós já recorremos e vamos ganhar. Depois que tivemos o Supremo se posicionando a favor das cotas, dizer que um edital a favor dos negros é racista, isso não existe”, afirmou após participar do programa “Bom Dia, Ministro”, da rede estatal NBR.

 

“Inclusive nós fizemos editais indígenas e estamos implantando para as mulheres. Nós temos que ter ações afirmativas no país para compensar dificuldade que diversas comunidades têm quando não têm acesso a recursos”, completou Marta.
Em nota, ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou que “a decisão judicial demonstra que a vitória jurídica obtida no STF (Superior Tribunal Federal) deverá ser seguida por uma outra batalha, a ideológica, até que as ações afirmativas sejam entendidas como necessárias em todos os campos da vida social, e não apenas na educação. A Secretaria fará todo o esforço, juntamente com a Advocacia Geral da União-AGU e o Ministério da Cultura, para que esta decisão seja revertida; para fazer valer o direito de artistas negros a recursos públicos que assegurem a expressão da nossa diversidade cultural".
Os editais suspensos foram: Apoio para Curta-Metragem - Curta Afirmativo. Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual; Edital Prêmio FUNARTE de Arte Negra; Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros; e Edital de Apoio a Pesquisadores Negros. O ministério está impedido de realizar os pagamentos aos grupos culturais até o julgamento final da ação sob pena de multa diária.
Marta disse ainda que pretende ampliar os editais. “Eu estou muito entusiasmada com esse edital, nós vamos certamente repeti-lo. E ainda estou vendo como nós vamos ampliar, porque as vagas que nós tínhamos se tornaram muito pequenas, tinha uma demanda muito reprimida para criadores negros”, afirmou durante o programa.
Segundo Marta, antes dos editais, havia apenas 18 projetos com a temática negra e que agora, há cerca de 2.900 projetos.
“Esse programa aconteceu porque observando a Lei Rouanet, onde temos condições de capacitar patrocínio para aquele empreendimento, aquele projeto cultural, você não acredita, projetos que tratavam da temática negra não conseguiam captação. A partir desta constatação é que nós falamos: está difícil, nós decidimos fazer por meio de edital porque, por meio de edital, eles não têm que buscar dinheiro”, disse a ministra durante o programa.
 

NOTA DO BLOG:

Quem me acompanha em minha vida, e em especial aqui no blog, sabe de minha aversão a política, principalmente a politica brasileira, eu discuto sim politica, mas no Brasil só se discute ideologias e partidos politicos.
Também sabem outra aversão que tenho, aqui no blog vários posts eu tenho em relação a justiça brasileira, lenta, inoperante e na maioria das vezez injusta.
Também quem segue o blog sabe que a pelo menos 3 anos, o blog recebe e reproduz aqui, as noticias do ministério da cultura, através da Fundação Cultural Palmares, portanto o que vou descrever logo abaixo, não é uma "puxada de saco" do MINC.

No Brasil o tal canetaço judiciário é fato, real e na maioria das vezes pautado em simples motivação que não se entende, ainda mais no dito "se fazer a justiça".

Eu posso dizer com toda a certeza e razão, sem medo de errar que o MINC, ministério da cultura brasileiro, não faz só editais referentes a cultura negra, lembrando que a Fundação Cultural Palmares, é uma fundação que sua premissa principal é difundir a cultura negra, então seus editais são majoritariamente para as pessoas de etnia negra.
O mesmo MINC, também lanço editais para os indigenas brasileiros, para a cultura cigana (etnias nômades) dentre vários outros, e portanto se o caro juíz acima citado , se quizer mais informações sobre o que eu descrevi e os editais, entre aqui no blog e leia.
Portanto o blog não concorda com a medida tomada pela justiça federal.

Comentários

  1. Tivemos uma reunião em Curitiba com produtores negros e agentes do MINC na epoca do edital .. aproximadamente 80 pessoas compareceram .. como deve ter acontecido em outras cidades do país ......... Muitas pessoas esperançosas e talentosas tendo a chance de mostrar seus trabalhos de forma profissional. QUE PAÍS É ESSE??? - Bety Damballah - Curitiba

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO,PERGUNTA OU ALGO QUE POSSA NOS AJUDAR.