A FÉ (DOUTRINA NO BLOG)


Doutrina no blog.
entidadesciganasdaumbanda.blogspot.com.br
A FÉ
Capitulo XIX
Trecho extraído do livro
O evangelho segundo o espiritismo

A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa; não deve se entorpecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, deve velar atentamente pelo desenvolvimento das filhas que dela nascem.

 
A esperança e a caridade são consequências da fé; essas três virtudes são uma trindade inseparável. Não é a fé que da a esperança de ver cumprirem-se as promessas do senhor? Porque, se não tendes fé, que reconhecimento tereis e, por conseguinte, que amor?
Divina inspiração de Deus, desperta a fé todos os nobres instintos que conduzem o homem ao bem; é a base da regeneração. É preciso, pois, que essa base seja forte e durável, porque se menor dúvida vier abalá-la, em que se torna o edifício que construístes sobre ela? Elevai pois, esse edifício sobre fundações inabaláveis; que a vossa fé seja mais forte do que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, porque a fé que não apronta o ridículo dos homens, não é a verdadeira fé.
 

A fé sincera é arrebatadora e contagiosa; ela se comunica aqueles que não a tinham, ou mesmo não querem a tê-la; encontra palavras persuasivas que vão a alma, enquanto que a fé aparente não tem senão palavras sonoras que os deixam frios e indiferentes. Pregai pelo exemplo de vossa fé para dá-lo aos homens; pregai pelo exemplo de vossas obras para fazê-los ver o mérito da fé; pregai pela vossa esperança inabalável, para lhes fazer ver a confiança que fortalece e leva a enfrentar todas as vicissitudes da vida.
 

Tende pois, a fé em tudo o que ela tem de bom e de belo, em sua pureza e em sua racionalidade. Não admitais a fé sem controle, filha cega da cegueira. Amai a Deus, mas sabei porque o amais; crede em suas promessas, mas sabeis porque nelas credes; segui nossos conselhos, mas inteirai-vos do fim que vos mostramos e dos meios que vos trazemos para atingi-lo. Crede e esperai, sem jamais fraquejar; os são a obra da fé.
(José, espírito protetor, Bordéus, 1862)

 
COMENTÁRIOS DO BLOG.


A fé, move montanhas o excesso cego da mesma nos leva a derrocada, ou seja, a mesma fé em excesso, negativamente, destrói a mesma montanha que fora movimentada com a fé positiva.


 
A fé destrói e constrói, depende apenas daquele que a possui.
São inúmeros os relatos de curas espirituais ocasionadas pela fé, assim como a fé no negativismo, fé naqueles seres astrais trevosos os quais muitos se vendem em busca do prazer carnal, bens materiais e poder.

 

A fé é um dom, dado por Deus através do livre arbítrio, é um direito ter a mesma ou não, usar a mesma ou não.
Além da fé, que é importantissima, tem que se ter também a atitude, a movimentação, o levantar do sofá em casa, para abrir a porta através da fé de que algo de bom virá, e com a porta fechada mesmo com fé, nada virá.

Portanto caros amigos, além da fé, tem que se atuar para que as coisas boas trazidas pela fé, tenham uma abertura para passarem.   

Por Emerson C Matos.
imagens da web e arquivo do blog 



Comentários