5º Marcha Pela Vida e Liberdade Religiosa

PARTICIPE


O quê: 5º Marcha Pela Vida e Liberdade Religiosa
Quando: dia 21 de Janeiro de 2013
Horário: 17h00 Concentração no Largo Glênio Peres e saída as 18h00;
Percurso da Marcha: Saída do Largo Glênio Peres; segue pela Borges de Medeiros – Loureiro da Silva – Largo Zumbi – Pça dos Açorianos, Cel. Genuíno – José do Patrocínio; destino Usina do Gasômetro de onde sairá o presente que será entregue nas águas do Guaíba e encerramento da Macha mediante confraternização com louvações, capoeira, etc.
SEMINÁRIO:
O PROJETO URBANÍSTICO EM FUNÇÃO DA COPA /2014 - PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO SIMBÓLICA E MATERIAL DE TERRREIRAS DE PORTO ALEGRE E REGIÃO
Dia 21/01/2013      Horário: 08h00 às 13h00
Local: SINDISPREV - Travessa Francisco Leonardo Truda, 40, 12ª andar – Centro - PoA
Apresentação
Nessa 5ª Marcha Pela Vida e Liberdade Religiosa, a comissão organizadora entende como relevante a discussão acerca dos Terreiros que devido ao projeto urbanístico da cidade de Porto Alegre em função da Copa de 2014, estão ameaçados de destorritorialização como um continuum como assim se presentifica no imaginário da comunidade tradicional de matriz africana porto-alegrense.
Programação
08h00 – Abertura por Autoridades Tradicionais de Matriz Africana
Coordenação: Baba Diba de Yemonjá
08h15 – Apresentação do seminário
Cerimonial: Nina Fola
08h25 – 1ª Mesa – Assunto: Dinâmica Ontológica, Civilizatória, Epistemológica e Teológica de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana / A secular destorritorialização das Terreiras em Porto Alegre e região.
Facilitadores: Baba Hendrix de Orunmilá, mestrando em Teologia pela EST; Prof. Jayro Pereira Ogìyán Kalafò Olorode Diretor Geral da Escola de Filosofia e Teologia Afrocentrada (ESTAF).
09h30 – 2ª Mesa – Assunto: O projeto urbanístico em função da copa /2014 - processo de desterritorialização simbólica e material de terrreiras de Porto Alegre e região.
Manifestações dos Gestores Públicos e populares: Silvany Euclênio Silva (SECOMT/SEPPIR); Marga Janete Ströer (SDHPR); Tâmara Biolo Soares (SJDH/RS); Comitê Gestor da Copa 2014; Gabinete do Povo Negro/PMPA; Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro (CNEGRO); Secretaria Municipal Extraordinária da Copa (SECOPA); Comitê Popular da Copa de Porto Alegre; Conselho de Desenvolvimento Social do RS (CDES); Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade do Estado do Rio Grande do Sul (CODENE); Ministério Público Estadual e Federal; Comissão de Direitos Humanos OAB (convidados à confirmar).
11h30 – Diálogo com os/as participantes e encaminhamentos
14h00 – Assinatura do Decreto de constituição do Grupo de Trabalho para a implementação do Conselho do Povo de Terreiro e da Política de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul pelo Governador Tarso Genro, no Palácio Piratini.
16h00 – Concentração no Largo Glênio Perez
18h00 – Saída da Marcha
--


Comentários