VIDA CIGANA




"Quando dois não-ciganos falam de ciganos, a imagem mais estereotipada que 


vem à mente deles, no mínimo, é de mulheres com vestes estampadas.




Essa mensagem recebi de meu amigo Sergio Koan.
Eu disse para ele que concordo plenamente.
Hoje em dia principalmente as pessoas de nossa lei de umbanda, sem ser da etnia cigana, muitas vezes "se vestem" de ciganos como se fossem os mesmos, praticamente se fantasiam como se os próprios ciganos fossem fantasiados todos os dias.

Muitos que gostam da história desse maravilhoso povo, dentre tantos preconceitos os taxam de ladrões, mentirosos dentre outros preconceitos e também tem a contra partida daqueles que gostam da cultura cigana, fantasiam uma estilo de vida e histórias que não existem na vida real dos ciganos.
Eu tinha uma amiga que no inicio do blog colaborava em muito com o blog e se intitulava cigana, se era ou não era eu não sei, o fato é que eu disse para ela uma vez que existiam dois tipos de vida cigana, aquela que os poemas e as pessoas contam e a vida real dos ciganos, completamente diferentes.
Ela ficou braba comigo e brigou comigo.

Continuo a dizer e é fato.

Sim, existe uma vida cigana que os poetas contam  e a outra vida cigana real diferente das poesias.




SE ACHAM QUE ESTOU EXAGERANDO?

VOCÊS JÁ VIRAM ALGUMA CIGANA VERDADEIRA, ANDANDO ASSIM NA RUA?



A EXISTÊNCIA DESSE BLOG É PAUTADA EM CIMA DA REALIDADE DAS ETNIAS

 CIGANAS, AFRICANA E INDIGENA, AS VEZES COM UM POUCO DE POESIA PARA

 ADOÇAR A VIDA, MAS SEMPRE COM OS PÉS NO CHÃO E O MAIS PERTO DA

REALIDADE POSSÍVEL.

Comentários

  1. Eu sempre achei muito bonito o povo cigano, mas não conhecia muito sobre ele.
    Há alguns anos atrás fiz aulas de dança cigana, chegando a entrar em um grupo e apresentar esta modalidade de dança em diversos lugares. Nesta época a visão que tinha dos ciganos era "romanciada". As ciganas eram sempre apresentadas com estas roupas das fotos que postou, com bijuterias que representavam joias caras. Cheguei a escutar que "cigano pobre era cigano amaldiçoado", sendo os verdadeiros ciganos somente os ricos.
    Nos últimos dois anos lendo sobre os "ciganos reais", me dei conta de como esse povo sofre, passa fome e é desrespeitado em seus direitos. Aprendi que cigano pobre não é amaldiçoado e sim injustiçado.
    Eu lamento que as pessoas que amam os ciganos "idealizados" não estudem mais sobre este povo, e tentem de alguma forma ajudá-los.

    ResponderExcluir
  2. Linda iniciativa! Acredito que aos poucos as pessoas vão aprendendo a separar fantasia da realidade, e quem sabe o preconceito não vai embora também...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO,PERGUNTA OU ALGO QUE POSSA NOS AJUDAR.