EXU E O PRECONCEITO



DENOMINAÇÃO PRECONCEITUOSA DE EXÚ NO DICIONÁRIO MICHAELIS.








exu
e.xu
(ch) sm (ioruba èsu) 1 Folc Divindade da mitologia africana. 2Folc Na macumba, espírito maligno; diabo. 3 Entom O mesmo que eixu.Ter exu no corpo: ser endemoninhado, ser mau.



NOTA DO BLOG:


Olhando através de um enfoque preconceituoso, qualquer coisa que venha de nossa lei africanista umbandista, para os intolerantes é coisa do Diabo ou não presta.

Eu sempre defendi, defendo e irei defender o trabalho de nossos queridos guardiões, exus e pomba giras, nossos guias doutrinados e espiritualizados e não aqueles que se fazem de incorporados por esses guias e falam besteiras bebendo cachaça e denegrindo a imagem desse povo tão maravilhoso.

Claro que os pseudos intelectuais "estudiosos" da vida, ainda mais os preconceituosos, sem obrigação com a verdade, não vão se aprofundar mais na matéria, que pelo seu preconceito não vale a pena descobrir a verdade, ainda mais que se escreve para uma grande maioria de pessoas que não se importarão com o tom pejorativo e denegridor, pois seus preconceitos se equivalem em genero, grau e número.

No meu ponto de vista a denominação da palavra exu está totalmente equivocada e errada, e só há uma ponta de verdade em parte no que se relaciona em ser uma divindade africana.

Sim existe o exu (orixá) que para nós africanistas aqui do sul do Brasil, relacionamos ao orixá Bará, um "elemental da natureza" simplificando o que não dá para ser simplificado, uma energia astral, a própria força dos caminhos, é a vida, é o polo negativo (não maldade ou diabo), é sim o polo que irá nivelar, dar o equilibrio entre o positivo e o negativo, é o mensageiro entre o astral superior e o material, nós seres humanos.

É um orixá quase humanizado, eu diria quase matéria , quase energia pura, para facilitar o contato conosco, sim Deus é perfeito em nos dar esse tão maravilhoso guia.

Quem faz um pedido para o mau, para entidades (quiumbas, encostos, espiritos trevosos), está fazendo uma grande maldade, mas me diga, você tem certeza absoluta que é um exu que está fazendo essa maldade, ou é um espirito desse tipo que se faz passar por um exu?

Quem faz as maldades do dia a dia, fofocas, intrigas, xingamentos, maldades cotidianas, posso denominar essa pessoa como sendo EXU?, conforme a denominação desse preconceituoso dicionário?

Eu não faço essa comparação, sabe porque?

Esse tipo de gente, não chega nem perto de muito exu doutrinado que eu conheço.

DOUTRINA caro irmão, quer dizer, educação, aprendizado, e quantas pessoas que você conhece, principalmente as intolerantes, são educadas, não fazem ou pensam mau??

MACUMBA não é uma religião ou doutrina, ela é uma árvore que se faz um instrumento musical, para os intolerantes, no meu ponto de vista burros, macumba é o tom pejorativo e preconceituoso para nós africanistas e umbandistas, e quem escreve um dicionário no nosso caso de língua Portuguesa, tem que ser um professor de Português, ou seja, uma pessoa inteligente nessa matéria, e se ela é inteligente, ela pode ser preconceituosa?

E se for preconceituosa, é uma pessoa burra, no meu ponto de vista...

DIABO, no africanismo e umbanda, não existe, para nós espiritualistas existem espiritos atrasados e maus, que se passam pelo DIABO, para assustar pessoas menos preparadas ou para ser o culpado pelos erros humanos feito por eles mesmos e não terem caráter de aceitar seus erros e vícios e ou para enrriquecer alguns religiosos, detentores da "verdade divina", recebendo muito bem por isso.

O preconceito além de ser uma coisa chata e hipócrita, enche o saco e quando o mesmo é revertido para os causadores do preconceito se torna ruim e  em muitos casos na própria história da humanidade, se tornaram o principal foco das maiores guerras e motivo de mortandade de tantos seres humanos, 
 
Enquanto existir um ser humano vagando sobre a terra, ali estará algum tipo de preconceito.



exu marabô

pomba gira rainha


Conhecendo os preceitos, ensinamentos, doutrinas desses 2 guias acima que destaquei, tenho mais ainda plena certeza de que exu e pomba gira são bons sim, e são as pessoas que são más.

Se você não tem um guia assim doutrinado, que lhe ensina, educada, mostra o caminho correto, lhe dá conselhos, lhe puxa a orelha na hora certa, desculpa, não é exu, é uma simples pessoa se passando por ele e ajudando a aumentar ainda mais o preconceito contra esses maravilhosos guias.


POR EMERSON C MATOS





Comentários

  1. AMEI, to fazendo uma matéria optativa do curso de arquitetura, que chama história da cultura afro-brasileira e indígena, e to simplesmente maravilhado com tanta informação linda. obrigado :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO,PERGUNTA OU ALGO QUE POSSA NOS AJUDAR.