Governador recebe lideranças de religiões de matriz africana no Palácio Piratini (RIO GRANDE DO SUL)




Em comemoração à Semana da Consciência Negra, o governador Tarso Genro Genro se reuniu ,nesta segunda-feira (21), no Palácio Piratini, com lideranças de religiões de matriz africana, quilombolas e Movimento Negro. Eles foram recebidos para um almoço no Galpão Crioulo.
A coordenadora nacional de Segurança Nutricional para os Povos e Terreiros do RS, Vera Soares, entregou ao governador um documento em que pede a criação de políticas públicas baseadas na igualdade social e no respeito à cultura africana. Tarso garantiu que vai atender à solicitação das entidades, fortalecer os projetos de igualdade social e incluir um representante da religião africana no Conselhão. O Chefe do Executivoanunciou, ainda, o lançamento de uma antologia do poeta negro Oliveira Silveira. “Ele é o símbolo da poesia negra de todo País, a poesia negra moderna de todo país”, afirmou.
Tarso lembrou que os 64 mil terreiros no Estado precisam estar integrados às políticas públicas. “Temos que colocar esses terreiros articulados com o Estado para que possamos desenvolver políticas inclusivas culturais e de saúde pública”, afirmou.
Chefe de gabinete do governador, Vinícius Wu prestou contas das ações do grupo de trabalho do Estado, formado por 22 secretarias, para acelerar iniciativas do Executivo a populações quilombolas do RS. Wu encaminhou diagnóstico sobre a situação no RS ao Incra e à Funasa. No documento consta a demanda existente das comunidades quilombolas no que diz respeito ao acesso à água e luz.
Vera elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Nos sentimos maduros e legítimos para entregar o documento ao governador. É uma avanço e vai ser uma conquista depois de realizado”, avaliou.
O presidente da rede Nacional de Religião Afrobrasileira e Saúde, Valmir Martins, disse que o encontro representa uma evolução nas relações com o Executivo. “Quando o Governo do Estado abre as suas portas para o diálogo com a comunidade tradicional de terreiro, ele está verdadeiramente fazendo cumprir um plano de governo que é essencial para que a gente possa avançar em políticas públicas, não só para terreiro, mas para o povo negro”.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul


Comentários