Dança da sedução: saiba mais sobre o flamenco

nao se aplica / stock photo,divulgação

O flamenco é bom para delinear e fortalecer as pernas
Foto:  nao se aplica  /  stock photo,divulgação


As saias compridas escondem a beleza das pernas das dançarinas. A força dos movimentos dos membros inferiores se combina à leveza dos movimentos de mão, criando um contraste encantador. Alternativa para quem não gosta dos tradicionais treinos de academia, o flamenco alia exercício físico e arte. A elegância e o porte exigidos pela dança ajudam na postura. A coordenação motora também é trabalhada, graças à complexidade dos gestos, às vezes usando acessórios como leques e castanholas. Desenvolve-se, assim, a consciência corporal.

A modalidade também ajuda a queimar calorias e definir músculos, explica a professora Patrícia Elmoor. Só que, para isso, a prática deve ser, no mínimo, de três vezes por semana.

- O sapateado feito durante a dança é muito bom para delinear o contorno das pernas e fortalecê-las - confirma. - Trabalha-se também os braços e a musculatura do abdômen, que protege a coluna.

Patrícia diz que qualquer pessoa está apta a participar das aulas, a não ser que haja uma restrição médica específica. Recomenda apenas que cada um respeite suas limitações, não exigindo demais do corpo.

- Por isso é importante a prática da dança com pessoas já experientes e responsáveis. Como qualquer outra atividade física malfeita, a dança flamenca pode ter consequências negativas para o corpo - alerta.

A professora de dança Patrícia Weingrill explica que o ritmo proporciona uma melhor autoestima e faz com que as pessoas deixem seus problemas do lado de fora da sala de dança.

- Já tive alunos que vieram treinar por indicação de psicólogos. Outros, de idade entre 55 e 60 anos, vieram para extravasar os problemas do cotidiano.

Benefícios

- Aumento da autoestima
- Desenvolvimento de segurança emocional
- Consciência corporal
- Melhora da coordenação motora
- Velocidade de reflexos
- Melhora da postura corporal

Comentários