Cine Cultura exibe Os Amores de Carmen

Perigosa cigana muda a vida do soldado Don José ao seduzi-lo




A cigana Carmen seduz um soldado e faz com que ele, após ter sido expulso do exército, se torne um fugitivo. Amor passional e assassinato logo entram em jogo nesta produção que será exibida hoje, às 14h, na Sala de Projeção Municipal “Emilio Peduti Filho”. Os Amores de Carmen (Loves of Carmen, The, 1948), tem direção de Charles Vidor, com Rita Hayworth e Glenn Ford.
No início do século XIX, os ciganos da Espanha eram um povo amargo e perseguido, que vivia fora da lei e desprezava os padrões da sociedade. Ladrões por excelência, a maior parte da renda deles provinha do resultado de assaltos a diligências e de pequenos roubos. Carmen era um produto dessa classe infeliz e sem lei.
Em Sevilha, chega Dom José, que se apresenta ao Coronel Comandante do Regimento de Cavalaria local, como um de seus novos subalternos. Em sua primeira folga, conhece Carmen, ocasião em que tem seu relógio de ouro roubado por ela. No dia seguinte, os dois voltam a se encontrar e ela lhe devolve o relógio e marca um encontro à noite na taverna Lillas Pastia.
Pouco depois, ela se envolve numa briga com uma mulher casada e termina cortando o rosto desta com uma faca, sendo imediatamente presa. Dom José e dois outros soldados são encarregados de a levarem à presença de um juiz. No caminho, ele facilita sua fuga, sendo fortemente repreendido e punido por seu superior.

Comentários