Suspeito de crimes na Segunda Guerra Mundial morre na Áustria


VIENA (Reuters) - Um suspeito criminoso de guerra croata morreu aos 98 anos na Áustria, despertando a ira dos caçadores de nazistas que disseram que o país protegeu um dos homens mais procurados pela Justiça.
Milivoj Asner, acusado na Croácia de cumplicidade pela morte de centenas de sérvios, judeus e ciganos durante a Segunda Guerra Mundial, morreu de demência num asilo na província de Caríntia, no sul do país, disse o diretor do asilo à Agência Austríaca de Notícias.
Membro das forças Ustasha pró-nazistas da Croácia, Asner tornou-se cidadão austríaco depois da guerra. Nunca foi extraditado para enfrentar as acusações pelas mortes e deportações na cidade de Pozega, porque especialistas médicos o consideraram sem condições para enfrentar um julgamento.
O Centro Simon Wiesenthal, uma organização de direitos humanos judaica com sede em Los Angeles, criticou a condução do caso pela Áustria.
'A Áustria é um paraíso para nazistas. O caso Asner mostra isso de novo', disse Efraim Zuroff, o principal caçador de nazistas do centro, à agência austríaca.
O fato de não levar Asner à Justiça 'confirma o completo fracasso das autoridades judiciárias austríacas em tratar com propriedade a questão dos crimes de guerra nazistas nas últimas três décadas', disse ele de Jerusalém, segundo a agência austríaca.
Há um antigo debate na Áustria sobre a extensão à qual as pessoas locais foram vítimas ou cúmplices do Nazismo. O assunto ainda é muito delicado na Áustria, que foi anexada pela Alemanha Nazista em 1938.
(Reportagem de Michael Shields)
FONTE: G1

imagem achei aqui , ciganos e judeus mortos por nazistas.

NOTA DO BLOG:

NA HÁ,
NÃO EXISTE,

NÃO TEM MAU QUE PERDURE, E NÃO HÁ MALDADE, POR MENOR OU MAIOR QUE SEJA , QUE NÃO TENHA A SUA PUNIÇÃO.

E LHES GARANTO, PARA ESSE "INDIVIDUO", ISSO É SÓ O COMEÇO....



Comentários