Exclusão de religiões de origem africana do ensino das escolas é preocupação para a ONU

Jamil Chade – O Estado de S.Paulo
Centenas de escolas públicas em pelo menos 11 Estados do Brasil não seguem os preceitos do caráter laico do Estado e impõem o ensino religioso, alerta a Organização das Nações Unidas. Em relatório a ser apresentado na semana que vem ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, a situação do Brasil é criticada. O documento foi preparado pela relatora da ONU para o direito à cultura, Farida Shaheed, que também alerta que intolerância religiosa e racismo “persistem” na sociedade brasileira. A relatora apela por uma posição mais forte por parte do governo para frear ataques realizados por “seguidores de religiões pentecostais” contra praticantes de religiões afro-brasileiras no País. Uma das maiores preocupações é o com o ensino religioso, assunto que pôs Vaticano e governo em descompasso diplomático. Os Estados citados por Farida, que visitou o País no final do ano passado, são Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A relatora diz ter recolhido pedidos para que o material usado em aulas de religião nas escolas públicas seja submetido a uma revisão por especialistas, como no caso de outros materiais de ensino. Além disso, “recursos de um Estado laico não devem ser usados para comprar livros religiosos para escolas”, esclarece. Para Farida, “deixar o conteúdo de cursos religiosos ser determinado pelo sistema de crença pessoal de professores ou administradores de escolas, usar o ensino religioso como proselitismo, ensino religioso compulsório e excluir religiões de origem africana do curriculum foram relatados como principais preocupações que impedem a implementação efetiva do que é previsto na Constituição”. Legislação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que o ensino religioso deve ser oferecido em todas as escolas públicas de ensino fundamental, mas a matrícula é facultativa. A definição do conteúdo é feita pelos Estado e municípios, mas a legislação afirma que o conteúdo deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa e proíbe qualquer forma de proselitismo. “Em tese, deveria haver um professor capaz de representar todas as religiões. Mas, como sabemos, é impossível”, explica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). “Além disso, a aula não é tratada efetivamente como facultativa. O arranjo é feito de tal forma que o aluno é obrigado a assistir.” Roseli explica que o modelo brasileiro é pouco usual nos países em que há total separação entre Estado e religião. “Até Portugal, que no regime de Salazar tornou obrigatório o ensino religioso, aboliu as aulas. Educação religiosa deve ser restrita aos colégios confessionais. Lá, o pai matricula consciente.” / COLABOROU OCIMARA BALMANT ]
Fonte: Estadão

NOTA DO BLOG:



O QUE ESPERAR DE UM PAÍS ONDE A CORRUPÇÃO DOS POLÍTICOS JÁ NÃO ASSUSTA MAIS E NEM SE FORMA MAIS COMO NOTÍCIA NOVA, E DE UM POVO QUE NÃO SE PREOCUPA PELO MENOS EM PENSAR, USAR O CÉREBRO,POIS É MAIS FÁCIL PAGAR ( DÍZIMO, VOTO,IMPOSTOS,ETC) PARA OS OUTROS PENSAREM POR ELES.
O QUE ESPERAR DE UM PAÍS ONDE NOSSA CULTURA, ESTÁ LEGADA AO LIXO, CULTUA-SE TUDO O QUE É DE FORA, RELEGANDO AOS COISAS TUPINIQUINS ,PARA UM BURACO SEM FUNDO.

90 % DO POVO BRASILEIRO TEM EM SEU SANGUE, UMA PARTE DE SANGUE NEGRO, E OU UMA PARTE DE SANGUE INDIGENA.
MAS SOMOS PROIBIDOS DE CULTUARMOS NOSSOS ANTEPASSADOS, SIM, SOMOS PROIBIDOS ATRAVÉS DO PRECONCEITO VELADO E MUDO, QUE SOFREMOS EM NOSSO DIA A DIA.

A CONSTITUIÇÃO DIZ, UMA COISA, MAS A REALIDADE É OUTRA.

VÁ A UMA ESCOLA CATÓLICA, PETENCOSTAL, OU DE QUALQUER ADMINISTRAÇÃO DE QUALQUER RELIGIÃO QUE SEJA, E DIGA QUE VOCÊ É UMBANDISTA, OU DE OUTRA LINHA AFRICANISTA, QUE VERÁS A LUZ DO PRECONCEITO BRILHAR NOS OLHOS DAQUELES QUE TEM EM MENTE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.

DIZEM QUE O BRASIL É UM ESTADO LAICO, E ISSO QUER DIZER, UM PAÍS SEM UMA RELIGIÃO PREDOMINANTE.

MAS VEJA OS ATAQUES, PRINCIPALMENTE A NOSSA UMBANDA, NA TELEVISÃO ABERTA, NOS CANAIS EVANGÉLICOS.

A PRÓPRIA ONU, SE DEU CONTA DISSO, VIDE NOTÍCIA.

AS PRÓPRIAS AUTORIDADES NACIONAIS SABEM, E FAZEM-SE DE CEGOS, ATÉ PORQUE O GRUPO EVANGÉLICO, É VOTO CERTO.

ATÉ QUANDO SERÁ ASSIM?

ENQUANTO EXISTIR O POVO BRASILEIRO DO JEITO QUE É.

UMA COISA DIZEM QUE SÃO 
(PAÍS TOLERANTE,NAS PESQUISAS, NOVELAS E CONVERSAS DE BUTECOS E CAMPOS DE FUTEBOL)

OUTRA COISA É A REALIDADE, NÃO SE ENSINA NA ESCOLA A RELIGIÃO DOS NEGROS E NEM A DOS ÍNDIOS, PORQUE NESSAS RELIGIÕES,MEUS IRMÃOS,NÃO SE COMPRA A PSEUDO SALVAÇÃO DIVINA COM DINHEIRO E É PROIBIDO ENRROLAR E ROUBAR OS CARENTES E FRAGILIZADOS DE INTELIGÊNCIA E LIVRE FORMA DE PENSAR.

A UMBANDA É LIVRE DE PENSAMENTO.


IMAGENS ARQUIVO DO BLOG.

Comentários

  1. É MEU IRMÃO, O TEMPO SE FAZ NECESSÁRIO PARA TUDO.ATÉ PARA AS RELIGIÕES.EM PARTICULAR,DEVERIA O ENSINO RELIGIOSOS VIM DE CASA,POIS SERIA UMA BASE DE FORMAÇÃO.AS ESCOLAS ENTÃO SOMENTE TERIA QUE EXPLICAR O QUE DEVIA AS OUTRAS MATÉRIAS.DESDE QUE SE TENHA UMA VISTA CLARA, DIANTE DO QUE VAI ENSINAR,PRINCINPALMENTE QUANDO A MATÉRIA É HISTÓRIA PORQUE TEM, COMO ESCUDO AS INGORMÃÇÕES DOS NEGROS QUE VINHEREM DO OUTRO CONTINEBTE PARA TRABALAHR AQUI NO BRASIL.AÍ SIM DEVERIA FALAR,O RITUAL DAS SUA RELIGIÕES, E PONTO FINAL.MAIS ENSINAR NAS ESCOLAS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NÃO É CORRETO.PORQUE CADA SER HUMANO TEM SUA RELIGIÃO,CERTO QUE CADA UMA DELAS SE TEM AS ESCOLAS DOMINICAIS, ONDE OS PAIS COLOCA O FILHO PARA ESTUDAR A BLÍBIA.PORQUE FORMAR PROFESSORES PARA ADENTRAR NUMA SALA DE AULA SE,O PRECONCEITO VAI SER MAIOR.DIGO PROQUE AINDA ESTUDO E QUANDO, ESTAMOA DEBATENDO ALGUM ASSSUNTO REFERENTE A RELIGIÃO O PREFESSOR PERGUNTA?QUAL A SUA RELIGIÃO.QUANDO FALAMOS CLARO QUE TODOS OLHAM PARA NÓS.ENTÃO DIGO E REPITO,A RELIGIAÕ, É LUZ.MAIS SÓ AQUELES QUE TEM A CORAGEM DE SEGUIR EM FRENTE, É QUE TEMOS A DIGNIDADE MUITAS VEZES MANCHADA PELO PRCONCEITO DOS OUTROS.ANTES DE VER,OS ESPINHOS ENTRANDO EM NOSSA CARNE, É PRECISO SABER COMO TIRA-LOS PARA NÃO PERDER A MÃO.DIGO PORQUE EU ESTUDAVA, NUM COLÉGIO DE FREIRAS E CERTO DIA,UM PADRE ENSINAVA,E ESTE ESTAVA NA MINHA SALA E SAIU PERGUNTANDO QUEM ERA CATÓLICO, E QUEM TINHA RELIGIÃO DEFRENTE.QUANDO CHEGOU A MINHA VEZ E FALEI.ELE OLHOU PARA MIM, E DISSE VOCÊ É LOUCA?EU DISSE NÃO PADRE,NÃO SOU LOUCA NÃO.ELE FALOU QUE ERA COISA DO DEMÔNIO E EU, FALEI QUE SEJA.MASI NÃO VOU DEIXAR O QUE SIGO POR CAUSA DO SENHOR E NENHUMA OUTRA PESSOA NÃO.É POR ISSO QUE FALO SEMPRE,CADA UM TEM SUA OPINIÃO RELIGIOSA.MAIS QUE O PRECONCEITO, É UMA FACA DE DOIS GUMES É.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO,PERGUNTA OU ALGO QUE POSSA NOS AJUDAR.