OFERENDAS NA UMBANDA (MODO CORRETO)



Publiquei hoje em Zero Hora uma nota sobre as reclamações feitas pro moradores da Zona Sul, domingo, em encontro com a prefeita em exercício, Sofia Cavedon, sobre uma série de serviços públicos deficientes. Uma das reclamações dizia respeito aos restos de animais sacrificados em rituais religiosos. Outra, ao acúmulo de lixo nas ruas do bairro Ipanema.



Recebi da Andréa Nocchi fotos que comprovam o que os moradores relataram a Sofia Cavedon. È assustador que um bairro bonito como Ipanema esteja nesse estado, como vocês podem comprovar pelas fotos.
De outra parte, recebi do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afrobrasileiros uma carta lamentando a atitude de epssoas que sacrificam animais em rituais e jogam os restos nas ruas.




“Lamentável, em todos os aspectos, os fatos que deram origem à matéria da Página 10 de hoje, 16jan.
Fatos como este deturpam ainda mais a visão daqueles que ainda não nos conhecem, aumentando o preconceito, que é fruto da ignorância.

O CEUCAB/RS, o Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul, de há muito orienta seus filiados a não procederem desta forma.
Percebe-se que somente pessoas mal orientadas procedem assim.
Há que se perdoá-las e orientá-las.
Há maneiras de se oferendar na Natureza sem essa exposição pública, que é desnecessária e desrespeitosa para com as demais pessoas.
Após a sacralização, o que não é consumido pelos seres humanos pode ser ‘plantado’ em terra, voltando aos ciclos da Natureza.
A citada faca, provavelmente de Sacerdote ou Sacerdotisa falecido(a), também poderia ter sido ‘plantada’.
Este é um preceito respeitado e seguido pela maioria dos praticantes de Religiões de Matriz Africana, de várias e diferenciadas origens.
Para os filiados ao CEUCAB/RS, “A  NATUREZA  É  O  NOSSO  ALTAR!”.
Qualquer dúvida, queiram, por gentileza, contatar-me.
Atenciosamente,


Clovis Alberto
CONSELHO ESTADUAL DA UMBANDA E DOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS DO RIO GRANDE DO SUL .



NOTAS DO BLOG:
PARABÉNS A JORNALISTA ROSANE OLIVEIRA, PELA EXPLANAÇÃO E POR TER REALIZADO ESSA REPORTAGEM, IMPORTANTÍSSIMA, PARA ENSINAR E EXPLICAR  SOBRE O PROCEDIMENTO CORRETO PARA SE REALIZAR O RITUAL.

HOJE EM DIA ,MUITOS COLOCAM UMA ROUPA BRANCA, VÃO A UMA BANCA DE JORNAL, COMPRAM UMA REVISTA COM "SIMPATIAS" E FAZEM CADA ABSURDO, SENDO CONFUNDIDOS COM OS VERDADEIROS MÉDIUNS DE UMBANDA.

A UMBANDA PREGA, RESPEITO AO PRÓXIMO E PRINCIPALMENTE O RESPEITO COM A NATUREZA.

MUITOS MÉDIUNS , ATÉ COM BOA INTENÇÃO, OU NÃO, REALIZAM ERRONEAMENTE OS RITUAIS NECESSÁRIOS.

AO MEU PONTO DE VISTA, A UMBANDA NÃO SACRIFICA ANIMAIS E .(PONTO FINAL).
SE ALGUM RITUAL ,QUAL FOR QUE SEJA, SACRIFICA, NÃO CONDENO E NEM DISCUTO CONTRA, POIS , CADA UM TEM O DIREITO DE SEGUIR O RITO QUE ACHAR MELHOR.

SÓ NÃO ACHO LEGAL,"LARGAR,SOLTAR", EM QUALQUER LUGAR SUAS OFERENDAS, ASSIM, COMO O DIRETOR DA (CEUCAB/RS) , CONCORDO COM O PROCEDIMENTO POR ELE NOS REPASSADO.

ATÉ PORQUE , EU ACREDITO NAQUELE DITADO QUE DIZ.


O QUE É DA TERRA, DEVE RETORNAR PARA A TERRA.

AUTOR:

EMERSON C MATOS



Comentários