Nossa Senhora da Conceição recebe homenagens no Mercado Público da Capital (PORTO ALEGRE,RS)

Oferendas para a santa foram recolhidas e serão jogadas no Rio Guaíba


Nossa Senhora da Conceição recebe homenagens pelo seu dia, na manhã de hoje, em Porto Alegre. O ato ocorre pelo sétimo ano consecutivo no Bará do Mercado Público, ponto de referência para religiões afro-umbandistas. Quem passa pelo local recebe fitas, flores e perfumes. Oferendas para agradar a santa também são recolhidas.

Estamos tentando acabar com o preconceito religioso. As pessoas, às vezes, interpretam muito mal. Vamos fazer a roda dos orixás e das baianas. Será muito lindo — disse o pai-de-santo Paulo Fernando Rosa, o Paulinho de Xoroquê, de 43 anos.

Babalorixá do templo de candomblé Axé Ogum Já, ele explica que participam da cerimônia convidados de Santa Catarina, do Uruguai e do interior do Rio Grande do Sul.
— Recolhemos flores, bandejas com doces e presentes como pentes, espelhos e perfumes para a mãe Orixá Oxum, que é a santa da vaidade e da doçura. À noite vou até o Rio Guaíba, em Ipanema, para entregar as oferendas — afirmou ele.
— Ela vai governar o ano de 2011, que será de muita transformação, no qual a mulher vai se destacar e ter muita força. É o ano do matrimônio e deve aumentar o número de grávidas — adiantou Rosa.












Comentários