DIA 04 DE DEZEMBRO, DIA DE SANTA BÁRBARA




Bárbara de Nicomédia


Santa Bárbara foi, segundo as tradições católicas, uma jovem nascida na cidade de Nicomédia (na região da Bitínia), atual Izmit, Turquia nas margens do Mar de Mármara, isto nos fins do século III da Era cristã. Esta jovem era a filha única de um rico e nobre habitante desta cidade do Império Romano chamado Dióscoro.
Por ser filha única e com receio de deixar a filha no meio da sociedade corrupta daquele tempo, Dióscoro decidiu fechá-la numa torre. Santa Bárbara na sua solidão, tinha a mata virgem como quintal, e, segunda alegam as tradições, "questionava-se" se de fato, tudo aquilo era criação dos ídolos que aprendera a cultuar com seus tutores naquela torre. Por ser muito bela e, acima de tudo, rica, não lhe faltavam pretendentes para casamentos, mas Bárbara não aceitava nenhum.
Desconcertado diante da cidade, Dióscoro estava convencido que as "desfeitas" da filha justificavam-se pelo fato dela ter ficado trancada muitos anos na torre. Então, ele permitiu que ela fosse conhecer a cidade; durante essa visita ela teve contato com cristãos, que lhe contaram sobre os açegados ideais de Jesus sobre o mistério da união da Santíssima Trindade. Pouco tempo depois, um padre vindo de Alexandria lhe deu o Batismo.
Em certa ocasião, segundo contam as tradições católicas, seu pai "decidiu construir uma casa de banho comduas janelas para Bárbara. Todavia, dias mais tarde, ele viu-se obrigado a fazer uma longa viagem. Enquanto Dióscoro viajava, sua filha ordenou a construção de uma terceira janela na torre, visto que a casa de banho ficaria na torre. Além disso, ela esculpira uma cruz sobre a fonte".
O seu pai Dióscoro, quando voltou, "reparou que a torre onde tinha trancado a filha tinha agora três janelas em vez das duas que ele mandara abrir. Ao perguntar à filha o porquê das três janelas, ela explicou-lhe que isso era o símbolo da sua nova Fé. Este facto deixou o pai furioso, pois ela se recusava a seguir a fé dos Deuses do Olimpo".



ORAÇÃO Á SANTA BÁRBARA

Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.







Iansã

Iansã, ou Oyá, é um orixá cuja figura, no Brasil, é sincretizada com Santa Bárbara, católica.
Senhora dos ventos, dos raios e das tempestades, é representada com um alfange e uma cauda de animal nas mãos, e com um chifre de búfalo na cintura.
Nas lendas provenientes do Candomblé, Iansã foi mulher de Ogum e depois de Xangô, seu verdadeiro amor. Xangô roubou-a de Ogum.
É a Iyabá de temperamento mais forte, dotada de uma força bélica que encontra correspondência, pelo lado masculino, em Ogum. Esse temperamento afirma-lhe a qualidade de guerreira e de líder, mas não de mãe, como Oxum ou Yemanjá, mesmo tendo tido nove filhos de Ogum.
Na liturgia da Umbanda, Iansã é senhora dos eguns, os espíritos dos mortos, menos cultuados no Candomblé.
Na Umbanda a guia de Iansã é de cor amarela e no Candomblé é vermelha.
No Candomblé também é chamada de Oyá.

Dia da semana: quarta-feira ( no Rio Grande do Sul,terça feira)

Saudação: Eparrei

FONTE WIKIPÉDIA










NOTA DO BLOG:


MINHA FÉ É TÃO GRANDE EM RELAÇÃO A MINHA GRANDE MÃE, IANSÃ / SANTA BÁRBARA, QUE DEVO A ELA A MAIOR ALEGRIA QUE JÁ RECEBI EM MINHA VIDA.

A MAIOR GRAÇA QUE ALCANCEI EM TODA A MINHA VIDA, FOI A MINHA FILHA BABÍ, E QUE EM HOMENAGEM A MINHA GRANDE MÃE, COLOQUEI O NOME DA BABÍ DE

BÁRBARA,

MINHA FILHA MEU AMOR.

E UM BEIJÃO DO TAMANHO DO UNIVERSO TODO A MINHA GRANDE IRMÃ/CUMADRE JANAÍNA, FILHA DE IANSÃ, A QUAL TENHO ENORME DEVOÇÃO.

PARABÉNS PELO DIA DE NOSSA MÃE.

PORQUE ,QUEIRAM OU NÃO, TAMBÉM TENHO UM POUCO DE FILHO DE IANSÃ , FILHO ADOTIVO.

E GRANDE MÃE, UM  BEIJO DO TAMANHO DO UNIVERSO, PARA A SENHORA AÍ NO ASTRAL.

SEMPRE ME GUIOU E ESPERO QUE SEMPRE ME GUIE.













Comentários