Uma semana na pele de um cigano

Como vivem os ciganos, no país onde o seu número é maior? Para saber isso, um jornalista do Adevarul fez-se passar por cigano.



Os ciganos nunca estiveram tão presentes no debate público. Este ano, foram expulsos de França oito mil ciganos romenos mas metade deles já regressou àquele país. Que hipóteses têm os ciganos de ser aceites na Roménia? Percebi a situação, vestindo o traje de cigano durante uma semana: chapéu, camisa colorida, blusão de cabedal e calças de veludo. Deixei crescer o bigode; a pele morena foi Deus que ma deu.

Comecei pela Praça da Universidade [em Bucareste]. Encontrei ali estudantes bêbedos que fizeram troça de mim e me gritaram algumas palavras bem conhecidas da língua cigana: "mucles" (vai-te catar!), "bahtalo" (boa sorte), "sokeres" (como vai isso?). Um loiro alto tirou-me uma fotografia e, depois, fotografou as garrafas pousadas no passeio, os cães e os mendigos. No seu computador, na Escandinávia, a minha foto será provavelmente classificada na secção "Bucharest garbage" [lixo de Bucareste].


Comentários