OS RITUAIS DE UMBANDA EM DIFERENTES CASAS


Inicialmente, cumpre esclarecer sobre a origem do Ritual de Umbanda, tal fundamento confunde-se com a própria base teológica da religião e é importante o seu conhecimento ao médium praticante, pois que dá a noção e a compreensão basilar da estrutura da Umbanda.

A Umbanda sofre influência litúrgica e ritual de algumas tradições filosofo-religiosas, o catolicismo e o espiritismo, por exemplo, são fontes para a Umbanda, algumas das tradições e conhecimentos dos indígenas também estão presentes, bem como a influência dos Orixás, Encantos e encantarias, danças e demais fundamentos que foram herdados dos escravos africanos. Logo, em essência, a Umbanda deriva dessas quatro bases filósofo religiosas.

Os rituais seguirão conforme a doutrina aprendida pelo dirigente da Casa. Certamente serão perpetuados pelos adeptos do culto naquele Templo e isso será diferente de Casa para Casa. Portanto, é importante ao médium em desenvolvimento obter conhecimento destas filosofias e religiões que influenciam a Umbanda, para fincar as bases sólidas dos entendimentos acerca do que será possível ou não em termos de rituais.

Visto isso, observe que a Umbanda é uma religião que individualiza seus rituais de Casa para Casa, e a prova disso é que não existe, nem existirá jamais, em lugar algum um Congá igual a outro, uma Casa de Umbanda igual a outra em rituais, em nada serão iguais os Templos Umbandistas, as Regências serão distintas, os pontos cantados, os dias de homenagem, até a quantidade de Orixás cultuados será diferente. Já observou? Por que será assim? Será que o Centro Espírita que frequento é o certo, ou será ele o errado?

Todas estas indagações tem um fim quando o médium entende que cada Casa de Umbanda é projetada pelo plano espiritual para atender determinada demanda de adeptos em diferentes graus evolutivos, porém alinhados na mesma faixa vibratória de entendimento. Ou seja, cada Templo está adaptado ao seu público e ,como nada acontece por acaso, somente chegarão para permanecer naquela corrente de rituais aqueles aptos e no mesmo nível vibratório. Logo, cada Umbanda é única e serve para seus adeptos, ou frequentadores esporádicos, que estão na mesma sintonia e que combinam e são afins para com a egrégora.

Aprofundando o assunto, veremos que o certo e o errado em termos de liturgia ritual não existe, o que haverá é o conhecimento do dirigente acerca dos fundamentos que permitirão o acréscimo de materiais e outros apetrechos ao ritual.

Aprendamos então a respeitar e a não julgar sem conhecimento de causa a diversidade de rituais de Centro para Centro. Em melhores palavras, cada médium precisa da Casa de Umbanda que tem, com o dirigente que tem, não existindo a casa certa ou a casa errada, e sim a casa que melhor funciona e apresenta melhor resultado prático ao desenvolvimento espiritual ou ao problema que se quer resolver.

E, por favor, quando se tratar de Umbanda não julgue fazendo críticas à sua própria religião, não sejamos hipócritas! Tentem entender, estudar, buscar as bases e as influências que inspiraram o trabalho, o ritual, a oferenda, e ao invés de criticar, permitam-se entender o novo



  ACHEI AQUI:   Bába Kytalamy




NOTA DO BLOG:





MUITO BOM ,BOM MESMO O ARTIGO ACIMA DESCRITO PELO MEU IRMÃO DE LEI.

MUITOS MÉDIUNS E DIRIGENTES DE UMBANDA, PRINCIPALMENTE OS MAIS ANTIGOS, E CONHEÇO VÁRIOS, NÃO ACEITAM ESSA EXPLANAÇÃO.

A UMBANDA É UMA ETERNA MUTAÇÃO, É A ADAPTAÇÃO MÚTUA (MÉDIUM x ENTIDADE), OS QUAIS JUNTOS E EM SINCRONIA, PROCURAM CHEGAR A UM CONSENSO EM COMUM, RITUAL E ESTILO DE TRABALHO.

NO MEU CASO, COMO TENHO MUITO FORTE A LINHA DE CIGANOS E POVO DAS MATAS, CLARO QUE MEUS RITUAIS E ESTILO DE TRABALHO RECEBEM UMA FORTE INFLUÊNCIA DESSA LINHA.

O PORQUE DESSA UNIÃO IMPOSTA PELO ASTRAL, DISSO, SÓ O ASTRAL SABE.
E MUITAS VEZES,NÃO NOS É AUTORIZADO SABER O PORQUE DESSA "PARCERIA".

EM MUITOS CASOS, MÉDIUNS QUE INCORPORAM E TRABALHAM COM AS MESMAS ENTIDADES, SE UTILIZAM DE RITUAIS E PROCEDIMENTOS DIFERENTES, E UM DOS MOTIVOS TAMBÉM É O PRÓPRIO AMBIENTE E ESTILOS DE VIDA DOS PRATICANTES.

NÓS , AQUI NO RIO GRANDE DO SUL, COSTUMAMOS OFERENDAR CHURRASCO PARA A ENTIDADE OGUM (SÃO JORGE), POIS É UM ALIMENTO BASE DE NOSSA CULTURA, E POR ISSO ,NÃO QUER DIZER QUE EM OUTRA REGIÃO DO PAÍS SE OFERENDE OUTRO ALIMENTO E ESTEJA ERRADO.

AS ADAPTAÇÕES ACONTECEM SEMPRE.

IMAGINE ,SE VOCÊ ABRISSE UM CENTRO ESPÍRITA NA ÍNDIA ,POR EXEMPLO, VOCÊ NÃO PODERIA OFERENDAR ALIMENTOS DE ORIGEM BOVINA, PORQUE O BOI É UM ANIMAL SAGRADO LÁ.

OUTRO CASO, COSTUMO OFERENDAR E REALIZAR MEUS RITUAIS ,PARA O POVO CIGANO NAS MATAS.

O QUE EU JÁ ESCUTEI DOS "MAIS VELHOS", QUE MINHA ATITUDE ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADA,POIS, O POVO CIGANO RECEBE PRINCIPALMENTE EM PRACINHAS ONDE HÁ VÁRIAS CRIANÇAS.

EU GOSTO DAS MATAS, TRABALHO COM CIGANOS A MAIS DE 30 ANOS E NUNCA RECLAMARAM, PELO CONTRÁRIO, SEMPRE FORAM RECEBER MINHAS OFERENDAS.

E PARA "PIORAR", EM UM DOS LOCAIS EM QUE OFERENDO, TEM UMA FIGUEIRA LINDA, E QUANDO FALEI ISSO PARA UMA SENHORA DITA (COM MAIS DE 50 ANOS DE RELIGIÃO), QUASE ME ESPANCOU.

(A MESMA DISSE, QUE FIGUEIRA , É LOCAL DE EXÚ, ENTÃO TEU CIGANO É EXÚ).

SÁBIA IGNORÂNCIA ( FALTA DE ESTUDO, E DE SABEDORIA), ITEM EXISTENCIAL OBRIGATÓRIA PARA AQUELES MÉDIUNS QUE SE ACHAM DONOS DA VERDADE .

NÃO ESQUENTO A CABEÇA, POIS, TEMOS NOSSA UMBANDA DENTRO DE NÓS MESMOS, CADA UM DO SEU JEITO, CLARO QUE EXISTEM ASPECTOS BÁSICOS A SEREM SEGUIDOS, MAS NADA QUE MUDE O RUMO DE NOSSA EVOLUÇÃO.

NOSSA MEDIUNIDADE É DIFERENTE DE ÍNDIVIDUO PARA ÍNDIVIDUO.

MUITA IDADE E TEMPO DE RELIGIÃO AQUI NA TERRA,NÃO DENOTA MUITA SABEDORIA E SER O DONO DA VERDADE, CLARO QUE SE TEM QUE RESPEITAR ISSO.

A MEDIUNIDADE E SEUS DONS, SÃO A SOMATÓRIA DE VÁRIAS ENCARNAÇÕES E O QUE SE FEZ, JUNTO COM O QUE SE FOI.

UM MÉDIUM, QUE NAS ÚLTIMAS ENCARNAÇÕES, FORA MUITO ATUANTE, ABSORVE MUITOS CONHECIMENTOS QUE AFLORAM NA ATUAL ENCARNAÇÃO.

CENTROS ESPÍRITAS ABREM TODOS OS DIAS, MUITOS DIRIGENTES SE ACHAM APTOS A ABRIR SUAS CASAS.

SEM ORDEM DO ASTRAL SUPERIOR, NÃO SE "ABRE" UM CENTRO ESPÍRITA, SEM UM AXÉ SUPERIOR, SEM UM ORDEM SUPREMA , A "CASA NÃO FUNCIONA".

O QUE ACONTECE, É QUE ALGUMAS CASAS, OU DIGO, CENTROS ESPÍRITAS, ABREM MEIO QUE A FORÇA, OU SEJA, SEM AUTORIZAÇÃO DO ASTRAL SUPERIOR, MUITOS GUIADOS SOMENTE PELOS SERES DO LÁ EMBAIXO (SERES TREVOSOS), GUIADOS PELO SIMPLES PRAZER E VONTADE DE FAZER MALDADES E ARRECADAR DINHEIRO,JUNTANDO COM MÉDIUNS QUE PENSAM IGUAL. 

PORTANTO AMIGOS, NÃO É PORQUE UM RITUAL É DIFERENTE DE OUTRO QUE ESTÁ ERRADO.

E A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DO GUIA, ESTÁ INTERLIGADA A DO MÉDIUM.

JAMAIS UM GUIA EVOLUÍDO ESTARÁ CONECTADO A UM MÉDIUM MEDÍOCRE.

ESPÍRITOS MENOS EVOLUÍDOS ,JUNTAM-SE E MÉDIUNS NOS MESMO PATAMAR EVOLUTIVO.

O TOM DA "CONVERSA" E DAS EMANAÇÕES DE UM ESPÍRITO, SERÃO A ALTURA DA "INTELIGÊNCIA"  DO MÉDIUM QUE AS RECEBE.

PARABÉNS AO ARTIGO ACIMA DESCRITO,MUITO BOM MESMO.........

AUTOR :

EMERSON C MATOS

Comentários