O enigma da mente

Fronteiras do Pensamento aborda mistério da consciência


Daniel Dennett.

Polemista ativo no grande debate sobre a validade da religião no mundo anglófono, o filósofo e escritor americano Daniel Dennett pretende abordar na conferência de hoje em Porto Alegre, a penúltima do ciclo Fronteiras do Pensamento 2010, outro de seus tópicos de interesse: a natureza da consciência.

– Falarei sobre o quanto a mente humana é diferente da mente animal e como é possível que bilhões de neurônios possam se organizar como uma equipe de trabalho para representar o mundo da maneira como ocorre em nossa mente – disse o pesquisador a Zero Hora, por telefone, de Boston, Estados Unidos.

O título da conferência é A Mente Humana – O Cérebro às Avessas. Partidário convicto da teoria evolucionista de Charles Darwin, que tem sido colocada em xeque por autores mais ou menos inspirados em correntes religiosas, Dennett se diz impressionado pela forma como um indivíduo consegue, por meio da mente, ter uma percepção a respeito de si próprio. Também destaca o fato significativo de que a mente “parece ser diferente do cérebro”.

– Explicar isso é difícil para a ciência. Estou procurando abordar esse tema de uma perspectiva evolucionária.

Algumas das posições a serem sustentadas por Dennett hoje no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram avançadas em algumas de suas obras publicadas em português, como Tipos de Mentes (1997) e A Perigosa Ideia de Darwin (1998), ambas da Rocco.

– Toda grande religião no mundo tem elementos tóxicos. Todos sabem disso. Estou apenas apelando a todas as religiões para se livrarem desses elementos tóxicos – afirma.

Essa é a penúltima conferência do ciclo de estudos, e tem início às 19h30min. Os ingressos para a palestra estão esgotados.




NOTA DO BLOG:

CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE ELE DIZ, GRIFADO EM VERMELHO.
AO MEU PONTO DE VISTA, TODAS AS RELIGIÕES DO MUNDO,TEM ELEMENTOS TÓXICOS, CLARO, IMPLANTADOS PELO PRÓPRIO SER HUMANO.

Comentários