Maçambiques de Osório - Manifestação Folclórica


Nos idos dos anos 80 no litoral do RS a manifestação da musicalidade negra era conhecida, somente, pelo auto dos Maçambiques em Osório, em homenagem a Nossa Senhora Do Rosário. Com o advento de estudos e pesquisas, os horizontes desta musicalidade se alargaram , surgindo a parceria, inicial, do compositor e pesquisador Ivo Ladislau com o músico Carlos Catuípe, na composição e registro do primeiro "Maçambique" nos festivais. Posteriormente, outros parceiros vieram acompanhar e participar das pesquisas de Ivo Ladislau.


O que é Maçambique

O Maçambique é uma manifestação Sócio-Cultural-Religiosa, criada pela raça negra com o intuito de preservar suas origens em ambientes diferentes do qual viviam na África há quase 400 anos. É uma manifestação popular autêntica e expontânea : Folclore puro.

Sua origem vem de um antigo reino em Angola, país da África, no século XVII, onde uma mulher de nome Nginga Nbandi (Ginga) que subiu ao trono e morreu na guerra em defesa de seu reino. Ela foi batizada com o nome de Ana de Souza, em 1622. A lembrança de sua existência venceu séculos, pulou mares e ainda hoje no Rio Grande do Sul mais exatamente em Osório, os fatos que eram história, viraram folclore.

O Maçambique é a representação da cerimônia de coroação da Rainha Ginga e do rei de Congo, tradição Africana.

Em Osório devem ter chegado com os escravos que vieram trabalhar nas plantações de cana de açúcar.

De lá para cá o que garante a perpetuação desta festa, é sua transmissão de geração a geração.

O Ritmo, o balanço, vieram junto da África, mas as danças, as roupas, as letras de suas músicas, em boa parte, foram criadas no Brasil, mais especificamente em Osório, quando ainda se chamava Estância da Serra. Se constituem de traduções e adaptações da língua Africana. Encontramos, nos versos, a forte influência da igreja, mas em alguns nota-se o desafio da irmandade negra em respeito a seu folclore, citamos um:

"Ah seu padre santo
Desça do altar
E venha receber
O Maçambique real."


leía mais e na íntegra direto da fonte,clique na imagem abaixo, vale a pena.


TUDO ,SOBRE A  HISTÓRIA NO LITORAL NORTE GAÚCHO.




SENSACIONAL, LEMBREI DA MINHA INFÂNCIA, MINHA FAMÍLIA É DA REGIÃO, E PARTICIPEI QUANDO ERA BEM PEQUENO........

PENA QUE PEGUEI O FINALZINHO ....

PARABÉNS AO SENHOR IVO....


Comentários