Data para homenagem a líder negro (SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA)

A Semana da Consciência Negra 2010, com o tema Diálogos com as Comunidades, foi divulgado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a promoção da igualdade racial. O evento tem seu auge em 20 de novembro e, neste ano, é especial para Florianópolis.

Depois de Porto Alegre, Curitiba e outras capitais, a cidade vai ter um feriado em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Trata-se de uma homenagem a Zumbi dos Palmares. A programação inclui palestras e debates, oficinas de arte negra, mostra de vídeos, apresentações artísticas, exposição das atividades desenvolvidas por projetos sociais. No dia 15, a partir das 10h, haverá a Caminhada da Diversidade Cultural e Religiosa, em comemoração ao
Dia Nacional da Umbanda. Será na praça central do Rio Vermelho.

A programação continua durante toda a semana. No sábado, ocorrem as comemorações do Dia de Zumbi. Uma alvorada com café da manhã, a partir das 9h, ocorrerá no Palácio Cruz e Sousa. Depois, haverá a Caminhada das Expressões Culturais e Religiosas, pelas ruas do Centro, reverenciando os locais da memória da população negra, como a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, Palácio Cruz e Sousa e Mercado Público.

Para as 10h, está marcada a realização de um painel em homenagem às personalidades negras de Florianópolis. Em seguida, o lançamento da campanha dos 16 dias de ativismo contra a violência doméstica. Tem ainda roda de capoeira, apresentações artísticas com Africatarina, Abadá Capoeira, Escola de Samba Mirim Os Mensageiros da Alegria, Escola de Samba Mirim da Consulado, Batukaé, Ilha Palmares, Cedep e Centro Escrava Anastácia e Dandara.

Para as 14h, a programação continua com Arma-zen, Hip Hop, Amigos do Samba, Torresmo à Milanesa, Samba da Saia, alas da Velha-Guarda da Copa Lord, Consulado, Unidos da Coloninha e Protegidos da Princesa.





FONTE:CLIRBS

Comentários