Uma história de expulsões

Cultura nômade tem origem na dificuldade de permanência nos terrenos escolhidos. Líderes afirmam que maior problema enfrentado pelas comunidades é o preconceito




Sem data, hora e destino certos, para eles, o normal é ser nômade. As expulsões frequentes obrigaram a inserção desse costume à cultura. As crianças estudam em vários colégios durante a vida, e o preconceito, por vezes, tira a liberdade de declarar: eu sou cigano. Estes grupos, que viajam durante boa parte da vida, são cercados de mitos e polêmicas.

As famílias são as unidades básicas das comunidades ciganas. Vão juntas para os locais de acampamentos. Na Ponta do Coral, área central da Capital, onde ciganos se instalaram no domingo, são três famílias, somando nove pessoas, sendo seis adultos.

O tempo que um acampamento ficará montado em um local não segue regras, assim como o local. Conforme o líder do grupo, Kalon Rogério, geralmente são escolhidos terrenos públicos, sem construções e que não estejam sendo utilizados. Antes de montar acampamento, há uma consulta às cartas para avaliar se o local será bom.

As crianças vão às aulas. Elas são transferidas de escola a cada mudança. Os períodos mais longos de permanência são motivados justamente pela necessidade de os filhos estudarem. Em geral, conforme a cigana Rose Mari Carvalho, eles se mudam a cada três ou quatro meses, para que as crianças possam parar em uma escola.

O cuidado com a arrumação do acampamento, com a colocação de lonas para os colchões e o zelo com os filhos são responsabilidades das mulheres. É das mãos delas que saem as costuras, os bordados e os enfeites para os vestidos.

Ontem, quando começou a ventar, no fim da tarde, Célia Galvão, mulher de Rogério, ajudou a reforçar a estrutura para que as lonas não voassem. Filha de ciganos e nascida no Paraná, ela está acostumada com a rotina.

Há uma unanimidade entre os ciganos. O maior problema das comunidades é o preconceito. Célia comenta que são seguidas quando vão fazer compras no mercado. Rogério também afirma que a sociedade os acusa de serem ladrões.

Tem cigano bom e cigano ruim, assim como tem não-cigano bom e não-cigano ruim – afirma ele.



NOTA DO BLOG:


EU GARANTO, SEM MEDO DE ERRAR, QUE EXISTEM MAIS

GENTE (NÃO CIGANA), MALDOSA PELO MUNDO QUE CIGANOS

MAUS.




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