França poderá receber amanhã reprimenda formal do PE por expulsar ciganos

Estrasburgo (França), 8 set (EFE).- Devido a polêmica política de repatriação de ciganos romenos e búlgaros, o Governo francês poderá enfrentar amanhã uma possível reprimenda oficial do Parlamento Europeu (PE).

Os eurodeputados terão duas opções: por um lado, a resolução proposta pelos socialistas, liberais, verdes e Esquerda Unitária e, por outro, a defendida pelo Partido Popular Europeu (PPE), com o apoio de outros grupos conservadores.

Para os centro-esquerda "são preocupantes as medidas adotadas pelas autoridades francesas e por outros Estados-membros", por isso pedem a suspensão "imediata" das expulsões de ciganos.

A resolução pactuada pelos quatro grupos - que acumulam 359 das 736 cadeiras do Parlamento - lembra que as "expulsões maciças" violam as normas europeias de livre circulação e são discriminatórias e adverte sobre "a retórica inflamada que marcou o discurso político sobre a repatriação de romanis".

O texto critica a "tardia e limitada reação da Comissão Europeia" na hora de verificar se a França cumpre ou não com a legislação comunitária, como ficou claro ontem quando muitos eurodeputados recriminaram a comissária europeia de Justiça, Viviane Reding, no debate prévio sobre o assunto.

PPE não menciona a situação francesa em seu texto, centrado na necessidade de desenvolver uma estratégia europeia adequada para os ciganos.

O grupo conservador - família política do presidente francês, Nicolas Sarkozy, - lembra que o direito à livre circulação dentro da UE tem alguns limites e que aqueles cidadãos que queiram permanecer em outro Estado-membro devem trabalhar ou demonstrar que têm recursos suficientes para não representar uma carga ao país e a seu sistema de seguridade social. EFE


FONTE G1


NOTA DO BLOG:


AGORA QUE VÁRIOS CIGANOS FORAM EXPULSOS DA FRANÇA , ME RESPONDAM.


VAI ACABAR A VIOLÊNCIA NA FRANÇA?

VAI ACABAR A CRISE NA FRANÇA?


REPRIMENDA FORMAL?


DÚVIDO E ODÓ

Comentários