Alemanha vai repatriar 13 mil refugiados. Maioria é de etnia cigana

Uma senhora acende uma vela durante missa na catedral de Belgrado pela independência do Kosovo.

A Alemanha prepara-se para repatriar cerca de 13 mil refugiados kosovares - entre eles 8500 de etnia cigana – para a República do Kosovo. Esta medida está inserida no acordo alcançado entre os dois países, no passado mês de Abril, mas que entrou em vigor no inicio deste mês.

Este entendimento veio a público depois do presidente francês Nicolas Sarkozy ter assegurado que a chanceler alemã, Angela Merkel também tinha a intenção de “desalojar acampamentos ciganos” na Alemanha. Fontes do governo alemão já vieram desmentir a afirmação, dizendo que é falso e que “nem sequer existem.”

Os refugiados em causa andam há anos num limbo jurídico devido à reticência do governo dePristina em aceitar o seu retorno. Com o acordo estabelecido em Abril estas expulsões passam a ser legais e vão afectar pessoas que vivem há mais de dez anos na Alemanha, muitos já nascidos no país.

Organizações humanitárias, como a Pro Asyl já vieram publicamente criticar este acordo, afirmando que os repatriados vão encontrar condições de vida miseráveis no seu país de origem que abandonaram por causa da guerra.


(LEÍA NA ÍNTEGRA, DA FONTE SITE Jornal de Notícias de Portugal e do Mundo | iOnline)


Comentários