CONTO (O VELHO SÁBIO DAS MONTANHAS DE MAQUINÉ)

PARTE 3




EU PERCEBIA QUE CADA VEZ EM QUE O VELHO SÁBIO , FALAVA SOBRE A NATUREZA E SEUS FENÔMENOS , EM SEU SEMBLANTE PASSAVA -ME UMA AURA DE TRISTEZA, MISTURADA COM UM POUCO DE ANGÚSTIA.
O MESMO CONFIDENCIOU.

FILHO, SE OS HOMENS QUE HABITAM ESSE PLANETA , NESSA ENCARNAÇÃO, PUDESSEM VER, A ENERGIA QUE EMANA DE NOSSOS IRMÃOS , ANIMAIS E PLANTAS , QUANDO SOFREM ATOS COVARDES CONTRA SUA EXISTÊNCIA, OS MESMOS TERIAM VERGONHA DE DIZER QUE SÃO SERES HUMANOS EVOLUÍDOS, COMO ALGUNS SE AUTO DENOMINAM.
DEUS, LHES DEU ESSA TERRA , COM SEU SUSTENTO GRATUÍTO.
VEJA, MEU FILHO, OBSERVE O QUE ACONTECE COM A SEMENTE QUE CAI DO CÉU, LEVADA NO BICO DE NOSSOS IRMÃOZINHOS PASSÁROS.


E ASSIM, COMO UM PASSE DE MÁGICA, ACHO QUE ERA, NÃO SEI EXPLICAR O QUE ACONTECEU , VOAMOS LÁ NO ALTO, JUNTO DAQUELA AVE PEQUENINA , QUASE DESAPERCEBIDA PELOS NOSSOS OLHOS HUMANOS, MAS GARANTO QUE NÃO, PARA OS OLHOS DE ALGUMA AVE DE RAPINA COM UM POUCO MAIS DE FOME, PENSEI.
O VELHO, CONTINUOU, ME OLHANDO COM UM MISTO DE PENA E DESPREZO, EM RELAÇÃO AO MEU PENSAMENTO, PERCEBI E LHE PEDI DESCULPAS , PELO MEU PENSAMENTO.
A AVE, ELE DISSE, COM A SEMENTE EM SEU BICO, PEQUENINA E QUE PASSA "DESAPERCEBIDA", LEVA COM ELA ALIMENTO PARA SEUS FILHOTES, PORÉM, EM MUITAS VEZES, ESSSA SEMENTE CAI, INDO EM DIREÇÃO AO SOLO.
ALGUMAS VEZES, ELA CAI EM LOCAL FÉRTIL, VINDO A CRESCER , E COM O TEMPO , TRANSFORMASSE EM UMA ÁRVORE, A QUAL RENDERÁ FRUTOS PARA VOCÊS, HUMANOS SE ALIMENTAREM.
PORÉM, ÚLTIMAMENTE , COMO VOCÊS TEM LIDADO COM A NATUREZA DE FORMA ERRÔNEA , POLUINDO, DESMATANDO, USANDO DE "VENENOS AGRÍCOLAS EM NOME DA GRANDE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS", DESMATANDO E TIRANDO O PODER GERMINADOR DIVÍNO, QUE FOI DADO GRATUÍTAMENTE POR NOSSO SENHOR, E VOCÊS, O DESTROEM TODOS OS DIAS, JÁ MEIO IRRITADO, PELO QUE VI NO TOM DE SUA VOZ.



DERREPENTE, ME VEIO NA MEMÓRIA.
COMO EU PODERIA ESTAR VOANDO, TÃO ALTO, E TÃO PERTO DAQUELE PASSÁRO SEM QUE ELE NOS VISSE?
QUANDO PASSOU EM MINHA MENTE ESSE PENSAMENTO, MEIO QUE ME DESESTABILIZEI E PARECIA QUE EU IA CAIR, DE SÚBITO , O MESMO VELHO , COM SEU CORPO ARQUEADO, PARECENDO QUE VOAVA SEM BATER "ASAS", ME SEGUROU PELA MÃO E ESTABILIZOU AQUELA AÇÃO "ESTRANHA".
ELE ME DISSE, QUASE SEM PACIÊNCIA.IRMÃO, ESQUECESTES DA FORMA E DO MEIO EM QUE CHEGASTES ATÉ AQUI?
ESTAMOS VOLITANDO , ESTAMOS NA FORMA DE ESPÍRITO DESDOBRADO, E NÃO NA FORMA MATERIAL, SE ASSIM FOSSE, NÃO HAVERIA A POSSIBILIDADE DE ESTARMOS AQUI NO ALTO, E COM CERTEZA , ESSA AVE, TERIA CAÍDO DE SUSTO, AO NOS VER AQUI, DIZENDO COM UM SORRISO NOS LÁBIOS.

VAMOS PARA BAIXO AGORA, LHE MOSTRAREI O QUE ACONTECERÁ COM ESSA SEMENTE AO CHEGAR NO SOLO.
ANTES DE COMEÇARMOS A DESCIDA ATÉ O SOLO MATERIAL, EU DIRIA ASSIM, DEI UMA OLHADA NO HORIZONTE, OLHEI PARA TRÁS E VI A CAVERNA DE ONDE SAÍMOS, TÃO RÁPIDO, QUE NÃO SEI EXPLICAR COMO, MAS AO OLHAR DE NOVO PARA FRENTE, PUDE VISUALIZAR , CAPÃO DA CANOA AO CENTRO, AO LADO ESQUERDO A PRAIA DE TORRES, E MAIS PARA O LADO DIREITO VIA OSÓRIO E TRAMANDAÍ, TAMBÉM CIDADES DO LITORAL NORTE GAÚCHO.
DESCEMOS VERTIGINOSAMENTE , TÃO RÁPIDO QUANTO UM RAIO, ACHO EU, PORÉM A QUEDA FOI TÃO BRUSCA, QUE DERREPENTE ACORDEI EM CASA, NA CAMA, ASSUSTADO ,NÃO SABENDO O QUE ACONTECEU ,MEIO SONÂMBULO, APESAR DE SABER EM PARTES QUE TINHA REALIZADO A VISITA ATÉ MEU AMIGO , O VELHO SÁBIO DA MONTANHA.
NA OUTRA NOITE, DO DIA SEGUINTE, ME PREPAREI NOVAMENTE PARA REALIZAR OS PROCEDIMENTOS PARA VOLTAR ATÉ O MEU AMIGO.......








SEGUE.........

IMAGENS DA WEB, MERAMENTE ILUSTRATIVAS , TEXTO DO BLOG.

AUTOR:

EMERSON C MATOS