
Fogueira de Jacques Demolay
O velho altivo Grão Mestre permaneceu ereto, olhar límpido e direto, voz clara e forte tal como seria esperado de um guerreiro e soldado de profissão. Quando os guardas vieram amarrar suas mãos ele exclamou de uma forma quase alegre:
“ Cavalheiros, deixem-me unir minhas mãos em prece por um momento e orar a deus. Este é o momento apropriado para isto, pois devo morrer imediatamente. O senhor sabe que não mereci minha tortura. A má fortuna logo cairá sobre aqueles que nos condenaram. Deus vingara nossas mortes em nossos inimigos: morro com esta convicção. Aos senhores, cavalheiros, peço, virem meu rosto em direção à Virgem Maria Mãe de Jesus”
os guardas assim o fizeram. E, ato contínuo acenderam a pira na qual seria consumido o corpo do ultimo Grão Mestre dos templários. A coragem e estoicismo daquele homem já velho, contagiaram os que ali estavam reunidos. Consta que, mais tarde, atiravam-se às brasas que restavam para recolher as cinzas de Demolay e guarda-las como fariam com as de um santo.
No momento em que as labaredas começaram a atingi-lo, já envolto em fumaça, dizem os historiadores que DeMolay pronunciou um estranho vaticínio, que cumpriu literalmente no prazo ditado. Muito discutidas até hoje, consta que o Grão Mestre teria dito estas frases:
“Papa Clemente ... Cavaleiro Guilherme de Nogaret ... Rei Filipe! Antes de um ano eu vos intimo a comparecer diante do Tribunal de deus, para ali receberdes o justo castigo ! Malditos ! Malditos ! Todos malditos até a décima terceira geração de vossas raças !”
Estranhas e fatais palavras ! Tão estranhas que se tornaram proféticas pois a maldição abateu-se sobre os três, inexorável, como se naquela hora, Deus assumisse o Juízo sobre a tríade que tramara a dissolução do templo, lembrando-nos o Salmista que nos alertou: “não vos vingueis, amados ,cedei o lugar ao furor porque está escrito; a vingança é minha, eu pagarei de volta, diz Jeová”
Trinta e três dias depois do suplício de Jacques DeMolay, o papa Clemente V morre em meio a crudelíssimos sofrimentos, em Roquemaure, “após uma crise de vômitos” foi no dia 20 de Abril.
O Rei Filipe, o Belo, empreende uma caçada onde, perseguindo um veado, se separa de seus companheiros. O animal embaraça sua galhada em alguns arbustos mas ao tentar alcança-lo Filipe vê entre a mesma o brilho de uma cruz. Ilusão de ótica. Talvez ... alucinação ... quem poderá dize-lo ? O certo é que cai do cavalo que montava e é transportado para o palácio, de volta, completamente paralisado: não mais falou até falecer em 29 de Novembro de 1314.
Antes que findasse este ano, ainda dentro do prazo estabelecido pelo vaticínio de DeMolay, Guilherme de Nogaret “ morre pavorosamente enraivecido, com a língua de fora”. Outros acusadores da ordem encontraram destino semelhante, em mortes violentas e sem honra ...
Cento e cinqüenta anos mais tarde, os restos de Clemente V são exumados e queimados por Calvinistas. E quatrocentos e quarenta anos após seu falecimento, os partidários da Revolução Francesa retiram da sepultura os ossos de Filipe, o belo, e os lançam na cal viva ...
NOTA DO BLOG:
TENHO LIDO MUITO SOBRE OS TEMPLÁRIOS, POR MOTIVOS MUITO PARTICULARES ,E A CADA LIVRO QUE LEIO SOBRE O ASSUNTO, MAIS DÁ VONTADE DE ME APROFUNDAR.
MUITO, OU DIGO A GRANDE MAIORIA DAS "NORMAS RELIGIOSAS" DE NOSSA ÉPOCA ATUAL, FORAM FUNDAMENTADAS NESSAS ÉPOCA DE NOSSA HISTÓRIA.
QUER CONHECER A FUNDO A RELIGIOSIDADE CRISTÃ , ESTUDE SOBRE OS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS E OS FATOS ACIMA RELACIONADOS FORAM INICIADOS EM UMA SEXTA FEIRA 13.
Comentários
Postar um comentário
DEIXE UM COMENTÁRIO,PERGUNTA OU ALGO QUE POSSA NOS AJUDAR.