Livro de Marcelo Gleiser tenta tirar resquícios de religião da ciência


'Criação imperfeita' desmistifica a ideia de que há ordem sob o Universo.
Físico brasileiro defende que devemos celebrar as imperfeições da natureza


Uma das cenas mais marcantes do cinema é momento em que o personagem Neo, no filme Matrix, começa a entender as regras que regem o Universo e passa a ver o mundo como um punhado de números e letras que interagem entre si.

Desde a Grécia Antiga, cientistas e filósofos vêm buscando algo parecido com isso: uma regra básica que possa explicar o funcionamento de tudo. Nessa jornada, já foram descobertos os átomos e a Via Láctea, mas nunca se chegou a uma resposta racional sobre a razão de ser do Universo.

Para um dos maiores nomes da ciência brasileira, o físico Marcelo Gleiser, deve-se parar de procurar essa fórmula secreta, que ele chama de "código oculto da natureza" ou "teoria final".

Em seu novo livro, "Criação Imperfeita", Gleiser argumenta que a crença de pesquisadores de que exista algum sentido oculto no Universo é uma contaminação da religião sobre a ciência, um ato de fé incompatível com a racionalidade.

Ele afirma que a natureza tem nos mostrado o contrário: suas leis são complexas, seus elementos são irregulares, assimétricos, e a vida na forma como conhecemos só surgiu devido a uma série de acontecimentos cósmicos que culminaram em um planeta habitável, com água no estado líquido e uma atmosfera protetora das radiações mortais que circulam pelo espaço.

"Eu quero mostrar ao leitor que esse mito de que o mundo é perfeito, de que a natureza é uma obra divina, tem que cair", afirmou o autor em entrevista ao G1.

LEIA NA ÍNTEGRA NO SITE G1

NOTA DO BLOG:

FANTÁSTICO.

PELO QUE VI NA REPORTAGEM O ASSUNTO ABORDA SOBRE U FATO QUE GERA INÚMERAS POLÉMICAS.

EU , EMERSON C MATOS, APESAR DE TER UMA LIGAÇÃO RELIGIOSA FORTE ,NA MINHA FORMA DE PENSAR , A RELIGIÃO PARA MIM, NÃO EXPLICA E NÃO ME PROVA COMO FOI A FORMAÇÃO DA VIDA ALÉM DO NOSSO PLANETA ASSIM COMO TODO O UNIVERSO QUE NOS RODEIA.

SOU "FÍSICO AMADOR", ADORO FÍSICA, ESTUDEI DURANTE ALGUNS ANOS FÍSICA, QUANDO FIZ O CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO PARA A (EPCAR)(ESCOLA PREPARATÓRIA PARA CADETES DO AR,FORÇA AÉREA BRASILEIRA), NA ÉPOCA EM QUE O PRESIDENTE ERA O COLLOR.

DURANTE 2 ANOS ESTUDEI PRINCIPALMENTE FÍSICA E PARTIR DESSA ÉPOCA, E APAIXONEI POR ESSA CIÊNCIA, MEIO CONTRADITÓRIO ,UM MÉDIUM ESTUDAR FÍSICA,PORÉM ASSIM TENTO ME ENCONTRAR AONDE EXISTEM DIFERENÇAS DE OPINIÃO ENTRE A RELIGIÃO E A CIÊNCIA ,MAS NÃO VOU ME APROFUNDAR NISSO.

ADORO E AINDA ESTUDO FÍSICA ,LEIO MUITOS ARTIGOS E NO MEU MENU DE FAVORITOS VOCÊ ENCONTRA (FÍSICA NET) DO MEU AMIGO PROFESSOR ALBERTO.

ASSIM QUE SOBRAR ALGUNS $$$, VOU COMPRAR ESSE LIVRO COM CERTEZA, E APÓS LER POSTAREI COMENTÁRIOS.

PARA MIM NÃO ME SATISFAÇO COM O QUE AS RELIGIÕES "PROVAM" COMO FOI FORMADO O UNIVERSO, ASSIM TAMBÉM, COMO A CIÊNCIA "PROVA", COMO FOI FORMADO O UNIVERSO, ESTOU EM BUSCA DO MEIO TERMO.


Comentários