Asoka (BUDISMO NA ÍNDIA)





VÍDEO DO FILME SOBRE ASOKA:














Açoca (ou Açoka, ou Axoca, ou ainda Asoka, também conhecido como Açocavardana; em devanágari, अशोक Aśokaḥ)
[1] (304 a.C. – 232 a.C.) foi um imperador indiano, da dinastia Máuria que reinou entre 273 e 232 a.C. Frequentemente citado como um dos maiores imperadores da Índia, Açoca reinou sobre a maior parte do território correspondente à Índia moderna depois de várias conquistas militares. Seu império estendia-se do atual Paquistão, Afeganistão e partes do Irã, a oeste, até Bengala e os atuais estados indianos de Assã, a leste, e de Mysore, ao sul. Sua capital era em Magadha (atualmente no estado indiano de Biar). Ele converteu-se ao Budismo, abandonando a tradição védica predominante, depois de testemunhar os massacres da guerra de Kalinga, que ele mesmo havia iniciado devido a seu desejo de conquista. Dedicou-se posteriormente à propagação do Budismo na Ásia e estabeleceu monumentos marcando diversos lugares significativos na vida de Gautama Buda.

Seu título imperial em prácrito advém do devanágari Devanampriya Priyadarsi (देवानांप्रिय प्रियदर्शी "Aquele que é amado pelos deuses e que é amável para com todos") e Dhamma (धम्म "Que segue a lei, Religioso, Justo").
Primeiros anos
Asoka era filho do imperador máuria Bindusara e de sua rainha 'Dharma' (embora ela fosse uma brâmane ou shubhadrangi, era subestimada porque não tinha sangue real). Ashoka teve vários irmãos mais velhos (todos meio-irmãos, filhos de outras esposas de Bindusara). Ele tinha apenas um irmão mais novo, Vitthashoka (um irmão muito amado da mesma mãe). Devido à sua grande inteligência e habilidades de guerreiro, dizia-se ter sido o favorito de seu avô Chandragupta Máuria. Como diz a lenda, quando Chandragupta Máuria deixou seu império por uma vida jainista, ele jogou fora sua espada. Asoka encontrou a espada e a guardou, apesar da advertência de seu avô. Asoka, em sua adolescência, era rude e impertinente. Era um caçador temível. Foi um xátria e recebeu todos os treinamentos militares reais e outros conhecimentos védicos. De acordo com uma lenda, ele matou um leão com apenas uma haste de madeira. Era muito conhecido por sua luta de espadas. Ele era muito aventureiro e isso fez dele um lutador espetacular. Era um guerreiro assustador e uma general sem coração. Devido a esta qualidade, ele foi enviado para destruir o motim de Avanti
Revelando-se um general guerreiro impecável e um político astuto, Asoka passou a comandar vários regimentos do exército máuria. Sua crescente popularidade em todo o império fez seus irmãos mais velhos desconfiarem de suas chances de serem preferidos por Bindusara para se tornarem o próximo imperador. O mais velho deles, Susima, o tradicional herdeiro ao trono, convenceu Bindusara a enviar Asoka para reprimir uma revolta em Taxila, uma cidade no distrito noroeste da região paquistanesa de Punjab, onde o príncipe Susima era o governador. Taxila era um lugar muito inconstante por causa do estado de guerra entre a população indo-grega e da má gestão do próprio Susima. Isto levou à formação de diferentes milícias causando tumultos. Asoka consentiu e partiu para a área problemática. Quando as notícias da visita de Asoka com seu exército começaram a aparecer, ele foi saudado pelas milícias revoltante e a rebelião terminou sem um conflito (a província revoltou-se mais uma vez durante o reinado de Asoka, mas desta vez a revolta foi esmagada com punho de ferro).

O sucesso de Asoka deixou seus meio-irmãos mais desconfiados de suas intenções de se tornar o imperador e mais incitamentos de Susima levaram Bindusara a enviar Asoka para o exílio. Ele foi para Kalinga e lá permaneceu incógnito. Lá ele conheceu uma mulher pescadora chamada Kaurwaki, por quem ele se apaixonou. Recentemente foram encontradas inscrições indicando que ela viria a se tornar sua segunda ou terceira rainha.

Entretanto, houve novamente uma revolta violenta em Ujjain. O imperador Bindusara convocou Asoka a retornar do exílio depois de dois anos. Asoka foi para Ujjain e na batalha que se seguiu foi ferido, mas seus generais reprimiram a revolta. Asoka foi tratado de forma oculta para que os partidários do grupo de Susima não pudessem prejudicá-lo. Ele foi tratado por monges e monjas budistas. Nesta ocasião foi onde ele primeiro aprendeu os ensinamentos de Buda e foi também onde se encontrou com Devi, que foi sua enfermeira pessoal e filha de um comerciante da adjacente Vidisha. Após a recuperação, ele se casou com ela. Era completamente inaceitável para Bindusara que um de seus filhos se casasse com uma budista, por isso ele não permitiu a Asoka ficar em Pataliputra, mas em vez disso mandou-o de volta para Ujjain e o fez governador de Ujjain.

O ano seguinte foi de completa paz para ele e Devi estava prestes a ter seu primeiro filho. Entretanto, o Imperador Bindusara morreu. Quando a notícia do herdeiro ao trono prestes a nascer espalhou-se, o príncipe Susima planejou a execução do nascituro. No entanto, o assassino que veio para matar Devi e seu filho matou sua mãe em seu lugar. Nesta fase da sua vida, Asoka era conhecido por sua sede insaciável por guerras e campanhas lançadas para conquistar as terras de outros governantes e tornou-se conhecido como Chandashok (terrível Asoka; a palavra em sânscrito chanda significa cruel, feroz ou rude).

Tendo subido ao trono, Asoka expandiu o seu império ao longo dos oito anos seguintes, desde os limites atuais e regiões da Birmânia- Bangladesh e do estado de Assam na Índia no leste da território do atual Irã/Pérsia e Afeganistão, a oeste; desde a cordilheira Pamir no norte até quase à porção peninsular ao sul da Índia (ou seja, Tamil Nadu/Andhra Pradesh).
Enquanto a primeira parte do reinado de Asoka foi aparentemente bastante sanguinário, ele se tornou um seguidor dos ensinamentos de Buda após a conquista de Kalinga, na costa leste da Índia, no estado atual de Orissa. Kalinga era um estado que se orgulhava de sua soberania e democracia. Com a sua democracia parlamentar monárquica, o estado era uma completa exceção entre os antigos bharata, onde existia o conceito de Rajdharma (Rajdharma significa o dever dos governantes, que era intrinsecamente entrelaçado com o conceito de bravura e darma xátria).

O pretexto para o início da Guerra de Kalinga (265 a.C. ou 263 a.C.) é incerto. Um dos irmãos de Susima poderia ter fugido para Kalinga e encontrado refúgio oficial lá. Isto teria enfurecido Asoka imensamente. Ele foi aconselhado por seus ministros para atacar Kalinga devido a este ato de traição. Asoka então pediu que Kalinga lhe pagasse para manter sua supremacia. Quando eles se recusaram a qualquer pagamento, Asoka enviou um de seus generais para Kalinga para fazê-los ceder.

O general e suas forças ficaram, no entanto, completamente desnorteados através do tato hábil do comandante-em-chefe de Kalinga. Asoka, perplexo com esta derrota, atacou com a maior invasão já registrada na história da Índia até então. Kalinga colocou-se uma forte resistência, mas eles não foram páreo para a força brutal da Asoka. Kalinga inteira foi saqueada e destruída. Éditos posteriores de Asoka afirmaram que cerca de 100.000 pessoas foram mortas pelo lado de Kalinga e 10.000 no exército da Asoka. Milhares de homens e mulheres foram deportados.
NOTAS DO BLOG:
TEXTO FONTE WIKIPÉDIA.
O FILME É MUITO INTERESSANTE, CONTA A HISTÓRIA DESSE REI NA ÍNDIA ,O QUAL INTRODUZIU O BUDISMO NA ÍNDIA.
ESSA HISTÓRIA, DA VIDA DELE, É PARECIDÍSSIMA COM MUITAS HISTÓRIAS DE VIDA DOS MAIORES GUARDIÕES DE NOSSA LEI DE UMBANDA. QUEM LÊ ESSE TIPO DE LEITURA, VAI ENTENDER O PORQUE DESSA POSTAGEM.VEJAM O FILME.

Comentários