.
CIGANOS NA EUROPA
União Europeia (informações da UE de 16 Set e 24 Abr)
• A UE vai realizar a 2ª Cimeira da UE sobre os Roma / Ciganos em Córdova,Espanha, em 8 de Abril de 2010, durante a vigência da Presidência Espanhola da UE; na cimeira serão analisados os diferentes cenários de acção e será desenvolvida a estratégia para os próximos dois anos.
• Plataforma da UE para a Inclusão dos Ciganos (PIC)
A PIC é um ambiente flexível e aberto, organizado pela Comissão e pela
Presidência da UE, a pedido do Concelho, no qual intervenientes fulcrais – instituições da EU, governos nacionais, organizações internacionais, ONG’s e peritos – podem interagir e formular propostas estratégicas aos decisores sobre a inclusão efectiva de assuntos relativos aos Ciganos nas políticas Europeias e nacionais. A PIC não é uma organização formal, mas antes um processo dirigido pelos participantes. A Presidência da UE (República Checa, Suécia e Espanha) desempenha um papel particularmente importante como o elo com os governos nacionais e com o Concelho da UE.
O Ministro Checo para os Direitos Humanos e para as Minorias Nacionais (M. Kocáb) e o Comissário Europeu para o Emprego, os Assuntos Sociais e a Igualdade de oportunidades (V. Spidla) estão a organizar o lançamento do PIC; nele participam as Presidências da Suécia e da Espanha, tal como os governos da Bulgária, Roménia, Hungria, Eslováquia e Sérvia enquanto presidência da Década para a Inclusão dos Roma (Ciganos) 2005-2015. Representantes da sociedade civil incluem a Coligação para a Política sobre os Ciganos Europeus e a Rede de Fundações Europeias. As organizações internacionais que participam incluem a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, o Banco Mundial, o Programa de Desenvolvimento da ONU, a Oraganização Mundial de Saúde e representantes da Década para a Inclusão dos Roma (Ciganos) 2005-2015.
A Comissão Europeia vai indicar como é planeia focar as necessiddades da população Cigana, através dos instrumentos e políticas da UE em 2009 e 2010; irá também comentar sobre a implementação de um projecto pilto de € 5 milhões que o Parlamento Europeu incluiu no Orçamento de 2009. A Agência dos Direitos Fundamentais da UE vai apresentar o seu recente inquérito EU-MIDIS (Inquérito sobre a Discriminação das Minorias da UE) que trata dos Ciganos e que apresenta novos dados e informações para a elaboração de políticas.
A participação dos próprios Ciganos na concepção e na implementação das políticas é considerada como um dos factores chave para o sucesso das políticas de inclusão dos Ciganos. Estas devem conseguir facilitar o acesso das populações ciganas à educação, ao emprego e à habitação. A Comissão compromete-se a apoiar os Estados Membros na implementação das políticas necessárias à melhoria da situação dos Ciganos; os Fundos Estruturais da UE podem ser mobilizados nessa implementação. A Comissão Europeia está decidida a actuar, dentro das suas competências, sobretudo para assegurar que a legislação em vigor é convenientemente aplicada (a Directiva para a Igualdade da Raça). O Fundo Social Europeu é um instrumento poderoso para melhorar a empregabilidade dos Ciganos e pode ser mobilizado para formação vocacional. No início de 2010 a Comissão Europeia irá apresentar um relatório sobre o seguimento da análise dos instrumentos comunitários e das políticas para a inclusão dos Ciganos.
EURoma Newsletter (16 Jul)
A comissão de gestão da Rede EURoma reuniu em Budapeste em 7 e 8 de Maio e na Suécia em Setembro.
Em 11 e 12 de Setembro realizou-se a Conferência Internacional sobre a Saúde dos Roma (Ciganos).
ERTF (European Roma and Travellers Forum)
O ERTF, organização das Federações europeias de Ciganos, que funciona no Concelho da Europa, está a ultimar a sua Carta sobre os direitos dos Ciganos, com o apoio das Federações nacionais de Associações de Ciganos. A FECALP (Federação Calhim Portuguesa) enviou o seu contributo ao ERTF em 30 de Setembro
FONTE CLIQUE AQUI
NOTÍCIA ENVIADA PELA MINHA AMIGA VÂNIA, OBRIGADO.
Comentários
Postar um comentário
DEIXE UM COMENTÁRIO,PERGUNTA OU ALGO QUE POSSA NOS AJUDAR.