PROVÉRBIO CHINÊS




Uma velha senhora chinesa possuia dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara, que ela carregava nas costas.

Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito.

Este ultimo estava sempre cheio de agua ao fim de uma longa caminhada da torrente ate a casa, enquanto aquele rachado chegava meio vazio.

Por longo tempo a coisa foi em frente assim, com a senhora que chegava em casa com somente um vaso e meio de agua.

Naturalmente, o vaso perfeito era muito orgulhoso do proprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha de seu defeito, de conseguir fazer so a metade daquilo que deveria fazer.

Depois de 2 anos, refletindo sobre a propria amarga derrota de ser rachado, o vaso falou com a sra durante o caminho:

Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho me faz perder metade da agua durante o caminho ate sua casa
A velhinha sorriu:

Voce reparou que lindas flores tem somente do teu lado do caminho?

Eu sempre soube do teu defeito e portanto, plantei sementes de flores na beira da estrada do seu lado. E todo o dia, enquanto a gente voltava, tu as regavas

Por 2 anos, pude recolher aquelas belissimas flores para enfeitar a mesa!

Se tu nao fosses como es, eu nao teria tido aquelas maravilhas na minha casa!

Cada um de nos tem o seu proprio defeito, mas o defeito que cada um de nos tem, eh que faz com que a nossa convivencia seja interessante e gratificante.

Eh preciso aceitar cada um pelo que eh... E descobrir o que tem de bom nele

Portanto, meu 'defeituoso amigo, tem um bom dia e lembre de regar as flores do seu lado do caminho.

Comentários