PADRE REUS ( SÃO LEOPOLDO, RS) (SANTOS GAÚCHOS)



Padre João Batista Reus, nascido Johann Baptist Reus, (Pottenstein, Baviera, 10 de julho de 1868São Leopoldo, 21 de julho de 1947) foi um religioso teuto-brasileiro.

Entrou na Companhia de Jesus e, ordenado sacerdote, foi mandado para o Brasil. Durante muitos anos foi professor de teologia no Colégio de Cristo Rei, em São Leopoldo. Somente depois de 50 anos de sacerdócio, e a muito custo, aceitou celebrar a missa para toda a comunidade, pois até então a celebrava apenas em capela reservada e quase sempre com os mesmos assistentes.

Durante sua vida escreveu diversos livros religiosos em português, espanhol, alemão e italiano. Seu Diário Espiritual e Autobiografia revelam uma alma singular e mística.

Por causa dos milagres que lhe são conferidos, ao falecer, em 1947, Padre Reus já tinha fama de santo. O processo de beatificação começou em 1958, mas ficou parado durante décadas. Nos anos 90, os bispos gaúchos enviaram carta ao Papa João Paulo II, pedindo a beatificação do Padre Reus em processo que ainda tramita no Vaticano.

Hoje, o Santuário Sagrado Coração de Jesus, localizado junto ao túmulo do jesuíta, é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Leopoldo, recebendo milhares de romeiros mensalmente, que vão até lá pagar promessas por graças alcançadas. A promessa mais freqüente é a de caminhar até seu túmulo, como fizeram os jogadores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em 1983 e 1995, na conquista da Libertadores da América, assim como o presidente do Sport Club Internacional Fernando Carvalho para comemorar a vitória de seu time na Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Na capital gaúcha, em sua homenagem, seu nome foi dado a uma extensa e importante via da Zona Sul, que se inicia no bairro Tristeza, atravessa o bairro Camaquã e termina no início do bairro Cavalhada.


SANTUÁRIO EM SÃO LEOPOLDO, RS.


NOTA DO BLOG:


MEU AVÔ ERA DEVOTO DO PADRE REUS , E ANTIGAMENTE (ANOS 50, 60,70) NAS CIDADES DO INTERIOR GAÚCHO EXISTIAM NAS CASAS CAPELINHAS EM HOMENAGEM A PADRE REUS.

EU VOU DE VEZ EN QUANDO EM SEU SANTUÁRIO , QUE FICA PRÓXIMO DE PORTO ALEGRE.



Comentários