O AMULETO DE SAMARKAND (ESOTERISMO RUSSO)Uzbequistão

Um aprendiz de mago, Nathaniel, secretamente invoca um djinni de mais de 5.000 anos, Bartimaeus, para que realize um pedido seu. Ele "pede" para Bartimaeus fazer uma interessante missão: Ele precisa roubar o amuleto de Samarkand do poderoso Simon Lovelace, um mago mestre extremamente impiedoso e ambicioso. Pouco depois, percebem que estão dentro de uma grande intriga mágica que fala sobre assasinato e rebelião.


Samarcanda (Usbequistão: Samarcanda, Самарқанд, Tadjique: Самарқанд, persa:سمرقند, russo: Самарканд) é a segunda maior cidade no Uzbequistão e na capital daProvíncia de Samarcanda. A cidade é mais conhecido por sua posição central naRota da Seda entre a China eo Ocidente, e por ser um centro islâmico de estudos acadêmicos. A Bibi-Khanym Mesquita continua a ser um dos mais famosos marcos da cidade. O Registan era o antigo centro da cidade. Em 2001, a UNESCO inscreveu o 2.750-ano-velho da cidade na Lista do Património Mundial como Samarcanda - Cruzamento de Culturas.
Fundada por volta de 700 aC pelos persas já era a capital do satrapy sogdiano sob a dinastia aquemênida da Pérsia, quando Alexandre, o Grande a conquistou em 329 aC (ver Afrasiab, Sogdiana). Samarcanda tem sido um dos principais centros da civilização persa em seus primeiros dias.Apesar de um persa região de língua, ele não estava unida politicamente com o Irã entre os tempos de Alexandre e da conquista árabe. Os gregos que se refere o Samarcanda comoMaracanda. [4] No século 6 foi dentro do domínio do reino turcos do göktürks.

Bandeira do Uzbequistão


História Medieval

No início do século 8 Samarcanda ficou sob controle árabe. Sob regra abássida, a legenda vai [6], o segredo da fabricação de papel foi obtido a partir de dois prisioneiros chineses da Batalha de Talas, em 751, o que levou à fábrica de papel primeiro no mundo islâmico a ser fundada em Samarcanda. A invenção se espalhou para o resto do mundo islâmico, e de lá para a Europa.

A partir do 6 ao século 13 cresceu maior e mais populosa do Samarcanda moderna[carece de fontes?] E foi controlado pelos turcos ocidentais, árabes (que se converteu a área para o Islã), persa samânidas, Kara-Khanid turcos, os turcos seljúcidas, Kara -Khitan, e Khorezmshahantes de ser saqueada pelos mongóis sob Genghis Khan em 1220. Uma pequena parte da população sobreviveu, mas Samarcanda sofrido pelo menos um outro saco de Mongol Khan Baraqpara obter o tesouro que ele precisava para pagar um exército com. A cidade teve muitas décadas para se recuperar destas catástrofes.


Século 14

Em 1365 uma revolta contra o controle Mongol ocorreu em Samarcanda. [7]

Em 1370, Timur o coxo, ou Tamerlane, decidiu fazer Samarcanda capital do seu império, que se estendia da Índia à Turquia. Durante os próximos 35 anos ele construiu uma nova cidade e preenchida com artesãs e artesãos de todos os lugares que ele havia conquistado. Timur ganhou uma reputação como um patrono das artes e Samarcanda cresceu para se tornar o centro da região de Transoxiana. Durante esse tempo, a cidade tinha uma população de cerca de 150.000. [8]

File:Samarkand A group of musicians playing for a bacha dancing boy.jpg

Século 15

Entre 1424 e 1429, o grande astrônomo Ulugh Beg construído o Observatório Samarcanda. Osextante foi de 11 metros de comprimento e uma vez chegou ao topo da estrutura de três andares em torno embora se mantivesse no subsolo para protegê-lo dos terremotos. Calibrado ao longo de seu maior comprimento, era o mundo do quadrante de 90 graus, ao mesmo tempo. [9] No entanto, o observatório foi destruído por fanáticos religiosos em 1449


Pessoas notáveis nascido em Samarcanda

  • Amoghavajra, um monge budista do século 8, que traduziu as escrituras Vajrayana, tornou-se uma figura poderosa na corte Tang, e é lembrado um dos três fundadores do budismo esotérico chinês.
  • Babur Al-Sultan Al-'Azam al Khaqan Wal-Mukarram Zahir ud-Din Muhammad Jalal ud-Din Babur Padshah Ghazi, fundador do império mogol.
  • Qulich Khan Siddiqi (Nawab Khwaja Siddiqi Abid) e Ghazi Khan Uddin Siddiqi, pai e avô deQamar-ud-din Khan, Asaf Jah I (Nizam I). Nizam I fundou a dinastia que governou Hyderabad (Índia) para mais de 200 anos.
  • Islom Karimov, presidente do Uzbequistão.
Arquivo: Prokudin-Gorskii-54.jpg



Comentários