A PELEIA DE NEGRO VELHO GAÚCHO (ACHEI AQUI)




- Bueno, menino, tá na hora de terminá a prosa… – diz Negro Velho, se levantando e começando a pegar os seus arreios.
- Sim… sim… mas… Negro Velho… pra quê esse mango e essa adaga?
- Porque tem um irmão meu que vai pelear.
- Mas com essa idade, tu vais pelear?
- Tá pensando que eu sô que nem aqueles que tão no Muro, piá …?
- Não… não… desculpe… desculpe… mas… quem é o teu irmão que tá partindo pra peleia? Já não morreram os teus irmãos…?
- Olha, menino, todo home que peleia por um ideal é meu irmão…
- E tiveste muitos?
- Não muitos, porque a maioria sempre fica no Muro, vivente… tu não sabe disso?
- Não sei… não sei…
- Mas tive muitos irmão, sim… os Lanceiros Negros, Teixeira Nunes, Sepé Tiaraju, Netto, Bento Gonçalves, Onofre Pires, Nélson Mandela, todos eles são meus irmão… esse é só um guri, mas tem respeito pelos meus irmão…
- E esse que vai pelear, te pediu ajuda?
- Essa raça de home nunca pede ajuda… peleia quem quer… eles peleiam por convicção, mesmo que fiquem sozinho… e esse se sustenta…
- Mas se ele não pediu ajuda e se sustenta, por quê tu tá indo pra peleia com toda essa idade…?
- Porque esse piá aprendeu com todos os que vieram antes dele a pelear de frente…
- E daí?
- Daí que eu vô protegê a retaguarda, porque ele não sabe do que são capaz os calavêra…
O jornalista olha Negro Velho montar, decidido, no cavalo de longas crinas e, então, diz:
- Antes de partir no teu zaino, Negro Velho, me diz uma coisa…
- Pergunte, menino…
- O que tu viste de pior na tua vida…?
Negro Velho dá um longo suspiro, já montado no seu cavalo de confiança, que lhe acompanha de outras peleias, e só então responde:
- Menino, tenho perto de 200 ano… vi os alquetrefe do Império fazê negociata; vi maldade e traição; vi degola e judiaria; vi irmão pelear contra irmão; sofri na carne a escravidão; na República, quase nada mudô; são os mesmo ordinário e patife que mandam; quem tá no Poder se corrompe; mas, uma côsa te digo: nunca, nem no Império, nem na Cisplatina, tinha visto um Ministro de um Tribunal fazê Palestra em Banca de Adevogado grandote… isso é côsa que se faça com o Rio Grande…? Vô descê o mango missioneiro no lombo do tal Grandote…
- Mas… mas… Negro Velho, tu não tá exagerando?
- Piá , quem tá abusando são aqueles que tão no Poder… Eu sô um dos Lanceiros Negros, lutei na Revolução Farroupilha, sobrevivi à mortandade de Porongos, lutei contra a escravidão - trago na carne as maldade que me fizeram -, perdi irmão e irmão… tu acha que eu vô deixá que tenha sido debalde o sangue derramado dos meu irmão…?
- Bah… desculpe, Negro Velho…
Negro Velho empina o zaino nas patas traseiras, levanta pro céu o mango missioneiro, e diz:
- Ou eu tiro o Grandote de cola erguida do Poder, ou não me chamo Negro Velho!





SOBRE OS LANCEIROS NEGROS (CLIQUE AQUI)

Comentários