FLAMENCO

"Flamenco é uma arte visceral, que fala da alma; são movimentos precisos, que resistem a uma emoção que explode pelos poros, que descontrola e desafia o artista no seu expressar."

Nascido da forçada convivência entre judeus, mouros, ciganos e camponeses da baixa Andalucia (sul da Espanha), pela condição de marginalização destes grupos na época, o flamenco mostra claramente as influências de cada um deles, porém é uma Arte Nova, totalmente distinta de cada uma delas.

No início do século XIX era apenas entretenimento promovido nas tabernas e estalagens andaluzas, uma vez que viajantes, comerciantes e prostitutas se

Nascido da forçada convivência entre judeus, mouros, ciganos e camponeses da baixa Andalucia (sul da Espanha), pela condição de marginalização destes grupos na época, o flamenco mostra claramente as influências de cada um deles, porém é uma Arte Nova, totalmente distinta de cada uma delas.

No início do século XIX era apenas entretenimento promovido nas tabernas e estalagens andaluzas, uma vez que viajantes, comerciantes e prostitutas se reuniam para jantar e tomar vinho. Esta atividade, em meados do século XIX (1850), passou a se tornar mais popular a partir do surgimento dos cafés musicais ou cafés cantantes. Desta forma, os ciganos começaram a dançar e cantar profissionalmente, sendo contratados inclusive por teatros.



reuniam para jantar e tomar vinho. Esta atividade, em meados do século XIX (1850), passou a se tornar mais popular a partir do surgimento dos cafés musicais ou cafés cantantes. Desta forma, os ciganos começaram a dançar e cantar profissionalmente, sendo contratados inclusive por teatros.

Por volta de 1910, os cafés perderam sua aceitação e um novo tipo de flamenco surgiu: a ópera flamenca. Este nome foi escolhido pelos promotores de concertos que, a fim de valorizar comercialmente a arte, classificaram-na como um evento cultural. A disponibilidade dos grandes espaços dos teatros em receber um maior número de espectadores fez com que o flamenco se popularizasse definitivamente, inaugurando a sua Idade de Ouro.

Com o enriquecimento da música através do guitarrista Paco de Lucia e consequentemente da dança, o flamenco ultrapassou os limites do regionalismo folclórico, mostrando-se cada vez mais como uma Arte Universal, onde não há limites para sua evolução, emocionando as mais variadas platéias sem perder sua essência de forma intensa e bela.

A Arte Flamenca possui três faces: o “Toque”, o “Cante” e o “Baile”. Embora nascida no ocidente, possui uma grande influência oriental. Na música existem palos (ritmos) que possuem um compasso diferenciado com doze tempos. A forma de tocar o violão (guitarra) também é diferenciada e, o cante, embora utilize o espanhol, é interpretado de forma oriental, como um lamento árabe.

A dança flamenca tem como fundamentos: o taconeo (som executado com firmeza e precisão pelos pés dos bailarinos), os braceos(movimentos dos braços e em especial dos punhos), os passos típicosde cada baile, tudo isso interpretado de forma passional e orgulhosa com uma intenção adequada para cada palo (soleá, soleá por buleria, alegria, buleria, taranto, tientos, tango, siguirilla, martinete, fandango, jaleo, rodeña, etc.).

Ao montarmos musicalmente um baile flamenco, no mínimo, devemos ter uma falseta (tema da guitarra de acordo com o palo), uma letra (uma estrofe para o cantaor, cantor de flamenco, interpretar), uma escobilla (seqüência de taconeos) e um final , que pode ser uma subida de andamento da escobilla ou um mudança de palo para um mais empolgante. Antes de mais nada o baile tem que ter um sentido, princípio, meio e fim. A partir daí cabe ao bailaor, bailarino de flamenco, entendê-lo e interpretá-lo com personalidade e intensidade

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