Tele Domingo desvenda os mistérios das religiões afro-brasileiras (Porto Alegre , RS)




COMENTÁRIOS NO SITE DA REPORTAGEM:
Preconceito
Por: Rosane Quiroga Denardi (rosane.denardi@hotmail.com - 12/10/09 09:38) responder
A reportagem foi extremamente infeliz na sua edição. São colocados os rituais de Nação, Umbanda, Quimbanda e Candomblé como se fossem uma coisa só. O Sr. Jorge Verardi mostrou oferendas de Nação, e o Sr. Paulinho de Xoroquê é de candomblé, embora tenha demonstrado um ritual PARECIDO com a Quimbanda. Os comentários no texto da matéria suscitam o preconceito. Em um país onde as culturas de origem negra já são vítimas há séculos, não só a religião, que é pontualmente atacada por evangélicos e alguns leigos, mas também outras manifestações culturais, a RBS contribuiu de forma infeliz para que esse preconceito se amplie por aqueles que não conhecem as raízes das religiões africanas. Além de se tratar de rituais milenares, que em menos de cinco minutos não se pode fazer uma matéria, a edição deveria ser aprovada por uma entidade regulamentadora das religiões afro-brasileiras no RGS, pois dependendo de como se expõe, pode estar ou não de acordo com o onsenso dos Babalaorixás e Ialorixás que as cultuam.Rosane Quiroga DenardiPedagoga - Especialista em EducaçãoIalorixá

misturas...
Por: Babalorixá Glauco T'Ogun Adiolá (glaucodogum@terra.com.br - 12/10/09 03:07) responder
e sobre as ofrendas arriadas pela cidade, como foi citado,tem cidades que tem locais para este fim, e os terreiros estão organizadas quanto a isto, então não generalizem.

misturas...
Por: Babalorixá Glauco T'Ogun Adiolá (glaucodogum@terra.com.br - 12/10/09 03:03) responder
infelismente houve misturas de atos liturgicos e ritualisticos nesta matéria, misturaram candomblé, com Batuque, com Umbanda, e quimbanda, isto não se pode fazer.....

Execelente reportagem.
Por: Jorge Luiz Coelho de Azambuja (12/10/09 02:26) responder
Quero parabeniza-los, pela excelente reportagem , uma vez que foi tratado do assunto como uma religião que tem um fundamento, diferente da visão que alguns fazem, querendo mostrar como algo profano.

NOTA DO BLOG: EU NÃO GOSTEI NADA DE COMO FOI MOSTRADO NOSSA RELIGIÃO.
FOI FEITA UMA MISTURANÇA DE RITUAIS.
TERIAM QUE TER MOSTRADO RITUAIS NAS PRINCIPAIS E MAIS ANTIGAS CASAS DE NOSSA CIDADE , COMO UMA SESSÃO DE UMBANDA.
AS IMAGENS TIVERAM E FORAM FEITAS EM LOCAIS SEM LUZ, POUCA ILUMINAÇÃO, PARA TER UM AR SOMBRIO, TENEBROSO E CHEIO DE PRECONCEITOS.
O BLOG NÃO GOSTOU DA REPORTAGEM. MUNIÇAO PARA OS EVANGÉLICOS (PARA OS DOENTES)


CLIQUEM NO LINK ACIMA E DEIXEM UM COMENTÁRIO

Comentários