CIGANOS ROMENOS

Ciganos na Roménia, comemoraram com os do resto do mundo, o Dia Internacional de Roma, afirmação e Deva, uma série de eventos: um desfile do porto e tradicionais canções e danças ciganas mostram uma etnia específica
As ações dedicadas a este evento, o momento mais atrativo foi o desfile dos trajes folclóricos tradicionais. Manifestações continuou com um show de aniversário na Casa da Cultura Dragan Muntean "no centro, o que deu a competição conjuntos de canções e danças drásticas Roma e Hunedoara. Os eventos foram organizados pela Pakim das associações e Associação Inter de pessoas desfavorecidas Deva. "Momentos de Deva foi precedido pelo lançamento no rio Cerna, o Sântuhalm, de guirlandas e velas em memória dos que morreram durante a migração dos ciganos da Índia para a Europa durante o Holocausto. Temos, assim, mostrar a importância de Roma na comunidade e que têm uma cultura que não é menos importante que outras etnias. Além disso, queremos mudar a mentalidade das pessoas em nossa comunidade e para criar um sentimento de solidariedade entre os povos que convivem na Roménia ", disse Constantin Băţălan, inspetor escolar para os povos ciganos.

Estatísticas do condado ... E nacionais

Segundo o último censo, o número de ciganos registados em Hunedoara nível de concelho passou de 8000, mas os representantes Roma dizem que seu número seja superior a 40.000. Mais de metade dos quais vivem em pobreza extrema. "O número de Roma declarou 3524 são alunos e estão incluídos em diversas formas de educação. Existe até uma classe ensinada na língua romani, a Escola de Orastie Geral "Dr. Aurel Vlad ". Até agora, temos 8 pessoas que concluíram o ensino superior, seis de pós-secundário, 173 do ensino médio, o ginásio da escola escola profissional 273 de 1500 e 2100. Nós temos um número de mais de 1.200 que são analfabetos ", diz Constantino Băţălan. O censo de 2003, 2,5 por cento da população declarada como pertencente à etnia cigana. Além dos dados oficiais, existem estimativas de que o número total de ciganos no país seria de cerca de dois milhões.

Dia Internacional da Roma

Dia 8 de abril o dia da etnia cigana na Roménia, foi reconhecido por uma lei promulgada pelo Presidente Traian Băsescu. Países da Europa Central e Ocidental estão a celebrar este dia em 1971, e só em 1992 os países da Europa Oriental começaram a serbe Dia Internacional dos Ciganos em 8 de abril. Em abril 8, 1971, realizada em Londres, o primeiro congresso internacional de Roma em toda parte, reunião presidida pelo ator Yul Bryner, que era de origem cigana. Onde foram estabelecidas Internacional de Roma hino e bandeira de sua internacionais três cores - verde, azul e vermelho (que simboliza a terra, a liberdade e sangue) e uma roda de carroça no meio (o símbolo da migração estilo de vida). Tudo o que foi estabelecido o dialeto Internacional de língua romena, e fundou a primeira organização deste grupo étnico: a União Internacional de Roma. A campanha da organização mais poderosa para proteger os direitos da minoria cigana é o Fórum Europeu de Roma eo Travelers (ERTF), que opera sob o patrocínio do Conselho da Europa, que reúne todos os Estados-Membros da União Europeia em que Roma viver.
Deva News: ciganos na Roménia, comemoraram com os do resto do mundo, o Dia Internacional de Roma

NOTA DO BLOG: O TEXTO ORIGINAL ESTÁ EM ROMENO , USEI O TRADUTOR DO GOOGLE, SE TIVER ERROS NÃO ME ATREVO CORRIGIR (NÃO SEI ROMENO)

Comentários