CÍCERO ,o mais famoso orador romano *SAIU DELE MEU SOBRENOME




DECAPITAÇÃO DE CÍCERO (Marco Túlio), o mais famoso orador romano, era partidário de Pompeu. Após este ser morto por César, Cícero louvou o assassino. Quando César foi assassinado, discursou criticando-o. Depois, atacou Marco Antônio, amigo e partidário de César.Em uma das vezes falou: “Conduze-te para comigo como quiseres, Marco Antônio, mas compadece-te de tua terra. Quanto a mim, falarei claramente. Defendi a pátria, na minha mocidade; não a renegarei na minha velhice. Desprezei as espadas de Catilina; jamais me abaterei diante das tuas. Há quase vinte anos, neste mesmo templo, disse que estava pronto, se fosse preciso, a ir ao encontro da morte. Hoje, meus senhores, a morte é ainda mais desejável depois das honras que obtive e dos deveres que cumpri.” Marco Antônio mandou prender Cícero e decapitá-lo. A cabeça e as mãos do grande tribuno foram pregadas por cima da porta do Senado, onde tantas vezes brilhou com a sua inteligência excepcional. Morreu sexagenário.


Comentários