VESTIMENTAS DOS CIGANOS COMPARADA A DOS GAÚCHOS (PARTE 2)(MAIS CLIQUE AQUI)

PRENDA
GAÚCHO

Vestido de prenda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O vestido de prenda é um traje típico brasileiro, mais especificamente, a indumentária gauchesca
feminina.

Pode ser um vestido inteiro para todas as prendas, ou saia e blusa, com ou sem casaquinho, para as prendas adultas e senhoras. A saia pode ser godê, meio-godê, em panos, em babados ou evasê; pode apresentar cortes na cintura, cadeirão ou corte-princesa, dependendo da idade e estrutura física da prenda, e com o comprimento da saia alcançando o peito do .

Os tecidos para a execução dos vestidos variam de acordo com as estações climáticas, podendo ser lisos ou com estampas florais miúdas, xadrezinho, com riscas discretas, de bolinhas etc. Não são permitidos tecidos transparentes sem forro e nem brilhantes, como lamê ou lurex. Não é aconselhável o uso do preto, que remete ao luto, e a cor branca é reservada para o uso das noivas e debutantes. Não devem ser usadas também combinações com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

O vestido da prenda geralmente não é decotado; porém, é admitido um leve decote, com ou sem gola, sem expor os ombros e o seio. Pode apresentar enfeites com renda, aplicações, bordados, fitas, gregas, babadinhos, plissês, botõezinhos forrados, nervuras ou favos. As mangas podem ser compridas, três-quartos ou até o cotovelo; podem ser lisas ou levemente franzidas (mas nunca não bufantes), com ou sem aplicação, mas sem muito exagero.

NOTA DO BLOG: O VESTIDO DE PRENDA GAÚCHA, DERIVA DO TRAJE DOS ESPANHÓIS QUE COLONIZARAM A REGIÃO DO SUL DO CONTINENTE AMERICANO (ARGENTINA, URUGUAI, CHILE E RIO GRANDE DO SUL) ESSA REGIÃO DENOMINADA DE PAMPA.

POSTAGEM DA PARTE 1 ,CLIQUE NO LINK ABAIXO E LEIA NA INTEGRA.

http://entidadesciganasdaumbanda.blogspot.com/2009/09/da-serie-comemoracoes-semana.html

Comentários