Cosme e Damião ganham festa na Prainha do Lago Sul Ontem, 27 de setembro, (CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO)

Cosme e Damião ganham festa na Prainha do Lago Sul
Ontem, 27 de setembro, foi comemorado o dia dos santos gêmeos protetores dos médicos e das crianças. Vem daí a tradição de distribuir doces e guloseimas.



A Federação de Umbanda e Candomblé do Distrito Federal e do Entorno fez um ritual para saudar os erês, ou seja, as entidades que representam as crianças.

“A dança ritualística é um momento de invocação. Todos os orixás são invocados. Cosme e Damião convidam todos os orixás a se fazerem presentes também na festa deles”, explicou o pai de santo Ribamar de Oxossi.

Para comemorar, uma tradição: foram distribuídos 1,5 mil saquinhos cheios de doces e surpresas. “Eu ganhei pipoca, sorvete, suspiro, um bocado de coisas. É a festa de Cosme e Damião mais legal do planeta”, elogiou Michael da Silva.

Marinalva tem 57 anos. Há 50 cumpre a missão de presentear as pessoas nessa data. “Primeiro, porque é tradição desde a minha mãe, da minha avó. Segundo, porque essa é a missão que eu tenho. Preciso cumprir até o fim da minha vida”, disse a mãe de santo Marinalva Moreira.

As crianças se divertiram. Além das guloseimas, que foram abençoados, elas ganharam brinquedos.

Os gêmeos Cosme e Damião eram médicos e dedicaram a vida inteira a curar as pessoas. Por isso, na Igreja Católica eles são os padroeiros dos médicos. Já na umbanda e no candomblé, são considerados os protetores das crianças.

“A criança é o futuro do amanhã. Então, você tem que tratá-las bem. Assim, elas vão ficar mais felizes, mais doces, e o mundo vai ficar mais doce também”, destacou a coordenadora do Fórum Afro-brasileiro.

A data também foi lembrada em outras partes da cidade. Na principal avenida do Lago Norte, por exemplo, crianças fizeram plantão na calçada para receber doces.

Comentários