MÃE AMÉLIA DE OGUM 105 ANOS DE IDADE ,92 ANOS DE ASSENTAMENTO


mãe amélia de ogum com minha avó de santo mãe livina da oxum.




MÃE AMÉLIA DE OGUM: 105 ANOS DE AXÉ

Muitos são os caminhos que levam alguém a escolher a vida religiosa como filosofia de vida, mas poucos podem ter a alegria de comemorar tantos anos de assentamento de um Orixá.

O mês de julho foi para a Mãe Amélia de Ogum, de dupla comemoração. É que seu aniversario coincide com o aniversario de vasilha de seu Orixá Ogum, que este ano completou 92 anos de assentamento.

Esta Ialorixá desde muito criança conviveu com fatos curiosos em sua vida, fatos que a memória já levou para recantos distantes, mas serviram para colocá-la diante daquela que seria sua missão por muitos anos: a vivencia e a devoção aos Orixás.

Em 1917, enquanto o mundo se preparava para uma das mais terríveis guerras, mãe Amélia fazia o assentamento de seu Orixá, contando com seus tenros 13 anos de idade começava sua jornada na boa luta, naquela em que as armas são o amor e a caridade e que o inimigo é o egoísmo que assola o coração dos homens.

Já em 1936, coincidência ou não, a humanidade levanta-se novamente para guerra de irmão contra irmão e novamente essa corajosa guerreira da fé se armava para um novo desafio: Propagar em sua nova cidade a paz e a compreensão entre as pessoas. E com esse objetivo instalou-se no bairro Mont Serrat em Porto Alegre naquele ano.

Muitos anos passaram, guerras, crises, ditaduras e, no alvorecer da década de cinqüenta, é erigido a Tenda de Umbanda Capangueiros de Ogum e Iansã, sob o comando firme do Caboclo Pena Verde, que durante anos distribuiu sua palavra amiga, seus conselhos, benções e curas através do trabalho incansável dessa trabalhadora da caridade.

Foram muitos os atendimentos em Porto Alegre e no interior do Estado e, conforme conta uma das amigas da casa, vitimada por um derrame, foi atendida pessoalmente por Mãe Amélia com desprendimento e carinho, ate que estivesse, com o “Axé dos Orixás e as benzeduras da Mãe Amélia” completamente restabelecida e hoje pode novamente, andar e falar perfeitamente.

Foram quase 50 anos de trabalho na prestação da caridade no templo de Umbanda conduzido com mão firme e rigorosa conforme contam alguns de seus inúmeros Filhos de Santo, até 1996 quando os trabalhos se encerraram e Mãe Amélia, que agora comemora 105 anos de idade, pôde enfim, saborear o prazer do dever cumprido entre filhos, netos e bisnetos no bairro Sarandi onde mora atualmente.

Perguntada do que ela mais sente saudades, responde que são das sessões promovidas pelo templo o qual dirigia e deixa a todos uma mensagem:

“Que sejamos mais caridosos e compreensivos, levemos com seriedade o nome da religião e que sejamos mais unidos na fé”


Mensagem de Mãe Livina de Oxum para Mãe Amélia de Ogum


“Ao longo de sua caminhada guiaste meu caminho...

Mostrastes a cada momento compreensão, luta, paciência, inteligência e dedicação. E diante disso, carregamos juntas na bagagem da vida o ensinamento eterno.

Nesse dia especial e em todos os dias de sua vida, lhe desejo sucesso, saúde, alegria e que a sua estrela continue sempre brilhando...

Com carinho da filha de santo que muito lhe ama”


Trecho extraído do jornal Bom Axé, edição 47, julho de 2009.

nota do blog. mãe livina de oxum é mãe de santo de axé de minha mãe ondina de oxum.









Comentários