SALMO 101


25 de julho

SALMO 101

Este salmo: · facilita o entendimento dos mistérios divinos, para cultivá-los no coração dos homens; · beneficia a ascensão dos sentimentos e o encontro da alma gêmea; · auxilia quem defende as pessoas injustiçadas, dando-lhes consolo e vitória; · favorece a proteção das crianças.

SALMO PENITENCIAL Prece de um homem triste que, abatido, expande sua angústia, na presença do Senhor.

1. Ouça, Senhor, minha oração. Cheguem ao Senhor meus pedidos.

2. Não afaste de mim Sua face, neste momento de angústia e dor. Ouça-me, Senhor, sempre que O invocar.

3. Dê-se pressa em atender-me, porque meus dias já se consomem e meus ossos estão ardendo como fogo.

4. Meu coração está ressecado como a erva queimada. Até esqueço de comer meu pão.

5. Meu corpo, minha pele, meus ossos doem...

6. Mais pareço um pelicano do deserto, semelhante à coruja das montanhas.

7. O sono me abandona, passo noites a suspirar, como um pardal solitário no telhado.

8. Meus adversários, sem cessar, me insultam, falam mal, usam meu nome...

9. Por isso, eu como cinzas em vez de pão, e a bebida se mistura com minhas lágrimas.

10. Será que isto aconteceu por Sua indignação? O Senhor enalteceu minha existência, agora deixou-me.

11. Meus dias não vêem mais o pôr-do-sol. Tal qual a grama, sinto perder as forças.

12. Mas o Senhor permanece eternamente e as gerações transcendem Seu nome.

13. Levante, Senhor, tenha piedade. Tenha piedade de Sião, pois é chegado o tempo de compadecer-Se dela.

14. Pois mesmo em escombros, seus filhos amam suas pedras.

15. Mesmo os estrangeiros venerarão seu nome e sua glória, e todos os reis da Terra, sua majestade.

16. Porque o Senhor reconstruiu Sião e manifestou Sua glória.

17. Voltou-se para o coração dos pobres, sem rejeitar as preces por eles clamadas.

18. Que fique assim escrito, para a geração vindoura: um povo, a ser criado, celebrará o Senhor.

19. Porque o Senhor olha, das alturas, Seu santuário e, dos céus, contempla toda a Terra,

20. a fim de ouvir os clamores dos cativos e libertar os condenados da aflição.

21. Para proclamarem em Sião Seu nome e, em Jerusalém, Seu louvor.

22. Pois quando as nações unidas se juntarem, o amor triunfará e os reinos servirão ao Senhor.

23. Minhas forças estão terminando, meus dias, se esgotando,

24. e digo: "Meu Deus, não me leve agora, na metade da vida." O Senhor, que transcende gerações,

25. fundou outrora a Terra e os céus, obras de Suas mãos.

26. Eles passarão, mas o Senhor permanecerá. Tal como uma roupa, hão de envelhecer todas as coisas. Como o ato de mudar de roupa, o Senhor pode tudo mudar.

27. Mas o Senhor é sempre o mesmo. Seus anos são infinitos, para sempre.

28. Todos os filhos de seus filhos haverão de viver seguros perante o Senhor. Sua posteridade sempre existirá, por séculos afora.


Comentários