LENDA DO GATO PRETO (POR GATO FEIJÃO)


O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.
Os místicos dizem que quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro em abundância.
No século XVI, os Italianos acreditavam que, se um gato preto pulasse na cama de uma pessoa doente, este iria morrer em breve. Na fase Colonial, escoceses acreditavam que ver um gato preto entrar num beco, poderia indicar a morte de um membro da família. A Deusa Nórdica Freyja conduzia sua carruagem puxada por um par de gatos pretos. Ronam, soldado do antigo Egito, matou um gato preto, e foi linchado e morto por uma multidão furiosa dos habitantes locais. Do folclore indígena, existe a teoria de que se você tivesse um terçol sobre a pálpebra, esfregando o rabo de um gato preto no local, o terçol iria embora. Na Inglaterra e sul da Escócia, um gato preto estranho sobre um muro próximo a sua casa ou estabelecimento, traz boa sorte. Na Índia, se um gato estranho entrar na casa, tratam muito bem dele enquanto ele quizer ficar, traz prosperidade.
A história nos conta que na era medieval, jogava-se os gatos para dentro das chaminés das residencias para limpar as fuligens que ficavam ali , para não cairem dentro dos caldeirões ,(cozinhava-se dentro da lareira), e nessa época quem não tinha dinheiro para pagar os limpadores de chaminés, utilizavam-se dos gatos), os mesmos ficavam pretos , isso na época era coisa de pobre.
e para a igreja da época, pobre , cozinhava-se no caldeirão, gato preto foi um passo para transformaren-se em bruxas.

Comentários