ANIMAL DE PODER (XAMANISMO)

Conforme vai crescendo a popularidade do xamanismo, notamos que um tipo de prática parece aguçar mais a curiosidade das pessoas, que é o contato com Espíritos Animais.

Existe hoje um número grande de publicações, livros, cartas e oráculos baseado nesse aspecto do xamanismo, o que pode gerar um pouco de confusão quanto o que são Espiritos Animais.

Primeiramente Espíritos Animais não são uma tradição exclusiva de tribos Norte Americanas. Existem um sem número de tradições xamanicas (andina, siberiana, chinesa, africana...) que trabalham com alguma forma de relacionamento com Espíritos Animais e, nem sempre, o conceito ou o significado espiritual de cada animal é compartilhado entre elas.

Esses animais são espíritos e não símbolos de prosperidade, amor, dinheiro ou coisa que o valha. No decorrer da história, alguns animais acabaram associados a uma idéia em particular, mas isso são costumes culturais e não um arquétipo universal.

Portanto, todo material que tiver sobre animais ou Espíritos Animais, pode ser útil pra entender alguns aspectos de sua natureza, mas somente através de contatos diretos é que podemos entender realmente a mensagem.

Segundo a tradição que conheço existem alguns tipos diferentes de Espíritos Animais, são eles Animais de Poder, Totens e Aliados.

Animal de Poder

"Se você falar com os animais, eles irão falar com você.
E assim, vocês conhecerão um ao outro.
Se você não falar com eles, não os conhecerá...
...E aquilo que você não conhece, você teme.
... E aquilo que se teme, se destrói.”
Chefe Dan George

Os animais são vistos como arquétipos, símbolos de energias que existem e que podemos encontrar e manifestar dentro de nós.

A sabedoria existente em um animal específico, não está necessariamente ligada com sua aparência ou com os pré-conceitos e crenças criados a respeito do mesmo pelo homem.

Cada pessoa tem seu “animal de poder” ou “totem”, que corresponde às características que aquela pessoa necessita desenvolver, aprender e manifestar em si em determinado momento de sua vida. O animal de poder é requisitado em todos os trabalhos xamânicos.

O animal de poder é que escolhe a pessoa e não o contrário. É importante não deixar que o ego interfira no seu processo de encontro com o animal de poder. Muitas vezes a pessoa deseja que seu animal de poder seja o mais bonito ou mais forte em sua opinião, e esses desejos do ego acabam atrapalhando a apresentação do animal que ela realmente necessita.

É importante lembrar que nenhum animal é melhor ou pior que outro.

Uma vez que se descobre o animal de poder, devemos estabelecer um relacionamento com o mesmo. Deve-se invocá-lo para realizar suas tarefas, visualiza-lo freqüentemente perto e dentro de você, e buscar aprender a desenvolver e manifestar suas características.

* Lembrar que ao invocar o animal de poder, não invocamos algo que vem de fora, e sim aquele animal dentro de nós.

Apesar de todos termos um totem específico, outros animais podem se apresentar para determinada pessoa, dependendo do trabalho que a mesma está realizando.

É muito importante estarmos atentos aos sinais e mensagens que o arquétipo do animal está nos passando. Eles podem aparecer em sonhos, jornadas, no seu dia a dia, na mente, etc...

Também é importante estarmos atentos para a forma que a animal se mostra: tamanho, estado de espírito, cor, saúde, olhar , movimento, etc... Para aprofundarmos nas características de um animal e compreendermos a completude do que ele tem para nos dizer, é interessante estudarmos o anima: seu habitat, hábitos, o que come, medos, presas, sons que manifesta, etc...

Comentários