CIGANOS


Ciganos ou gypsies ou zíngaros ou gitanos... será que os conhecemos?! Ou será que as nossas representações estão replectas de enganos? A verdade é que as comunidades ciganas não são todas iguais quer do ponto de vista linguístico quer dos pontos de vista económico, cultural e social, ainda que tenham bastantes semelhanças...
Etapa 1

1 - Os ciganos surgiram há mais de 3000 anos no Norte da Índia. A partir do século XII, este povo distribuiu-se por toda a Europa através do Vale do Danúbio, assimilando os costumes húngaros. Nos dias de hoje, existem aproximadamente 12 milhões de ciganos em todo o mundo, ainda que se concentrem, sobretudo, nos Balcãs, na Europa Central e em algumas repúblicas na ex-União Soviética.

2 - A língua cigana (o romani) é uma língua da família indo-europeia. Trata-se de uma língua ágrafa, isto é, de uma língua sem forma escrita cuja transmissão se faz oralmente de pais para filhos. O hábito de a falar tem vindo a perder-se uma vez que os ciganos vão assimilando as línguas dos países por onde passam.

Comentários