PEIXE E O CRISTIANISMO

Você conhece os símbolos do Cristianismo?
Um dos seus símbolos mais conhecidos é aquele peixinho, desenhado de forma muito simples e que, para nós cristãos, identifica os “do caminho”.
Mas de onde veio este símbolo? O que ele de fato significava na sua criação?
Certa feita perguntei a origem dele na escola dominical e obtive algumas respostas interessantes como:
- É porque alguns apóstolos eram pescadores;- É porque Jesus disse a Pedro que ele seria pescador de homens - [Lucas 10.5] (era o que eu achava antes das aulas de História do Cristianismo no Seminário);- É por causa da igreja Renascer (essa foi a top);- E por ai vai…
Na verdade não é nada disso. A igreja primitiva, já no século primeiro, era muito perseguida. Nossos irmãos daquele tempo não podiam sair na rua declarando publicamente “eu sou cristão, aleluia, glória a Deus…”. Isto poderia lhe custar o pescoço. Na verdade isto ainda acontece em alguns países onde a Igreja de Cristo é verdadeiramente perseguida, mas este é assunto para outro post. Diante desta situação, surgiu a necessidade de se criar uma forma secreta de se dizer “eu sou cristão”. Daí surgiu então o famoso peixinho. Desenhar aquele peixinho em algum lugar, talvez na terra do chão, já dizia que você era seguidor do Mestre Jesus.
Mas a pergunta que não quer calar: por quê um peixinho? O peixe na verdade era um acróstico (não sabe o que é um acróstico? A palavra “peixe” em grego é “ictos”. Estas cinco letras são as iniciais de uma declaração a respeito do Senhor Jesus: “Jesus Cristo, Filho do Deus, Salvador” (as vírgulas eu que coloquei). Se a língua falada naquele tempo fosse o português, seria algo do tipo:
Jesus
Eterno
Suficiente
Unico
Salvador

Comentários