vikings


Odin Wothan, Wodam Odam e outros muitos nomes que recebeu: Era o principal Deus Viking. Ele governava Asgard e também Midgard. Vivia montado em seu cavalo negro de oito patas chamado Sleiphir, e seguido por seus dois lobos de estimação: Geri e Feki. Era o Deus da Magia, da Morte e para alguns grupos o da Guerra, empunhava a lança Gungnir, que nunca erra o alvo. Ele também era o Protetor dos Estadistas (governantes) e dos Poetas. Segundo o imaginário Viking, o principal presente de Odin aos homens foi à sabedoria, representada também, pelo Alfabeto Rúnico, entretanto, Odin teve que fazer um grande sacrifício para poder aprender este alfabeto. Sacrifício este que lhe custou o olho direito. Odin era celebrado nas quartas-feiras, e por isso, este dia ficou conhecido como Wothansday, que depois, tornou-se no inglês a Wednesday (quarta-feira).

Frigg: Era a esposa de Odin, conhecida por saber de todos os segredos do Universo, entretanto, ela não contava estes segredos para ninguém, nem mesmo para Odin. É a deusa da Fertilidade.

Thor: É com certeza o Deus mais conhecido do panteão germânico. Na verdade, Thor não era apenas o Deus do Trovão, mas também o Deus da Chuva, do Relâmpago e fertilidade. Ele era o melhor entre todos os guerreiros de Asgard, mas não era o Deus da Guerra, nem dos Guerreiros. Empunhando seu mítico martelo de pedra chamado Mijollnir, ele era invencível em qualquer batalha. Os guerreiros Vikings costumavam usar réplicas em miniatura do Mijollnir penduradas em seus pescoços durante as batalhas, pois acreditavam que assim também seriam invencíveis, como o Deus. Apesar disso, Thor era o menos inteligente de todos os deuses. Este Deus era reverenciado todas as quintas-feiras, sendo este dia chamado de Thorsday, que deu origem ao nome da quinta-feira em inglês, ou seja, Thursday.

Loki: Também é filho de Odin, e irmão de Thor, era um Deus curioso, por ser ao mesmo tempo o Deus do Bem e do Mal. Ele era conhecido com o trapaceiro de Asgard, pois sempre tentava enganar os outros deuses. Seu dia de reverência era o sábado, que era conhecido como Lokisday, depois passou a chamar se bathday, pois sábado era realmente o dia de banho.

Tyr: Era o Deus dos Guerreiros e da Guerra o grande general de Wothan. Era o líder do exército dos deuses. Tyr era muito celebrado principalmente pelos soldados profissionais, e seu dia era a terça-feira, que ficou conhecida como Tiwasday, palavra que em inglês deu origem à Tuesday (terça-feira).

Frey: Trata-se de um dos principais Deuses do panteão. Ele é o Rei dos elfos e o Deus masculino da Fertilidade. Ele é sempre representado com o pênis ereto, para demonstrar que é fértil.
Freya: Irmã de Frey, é a mais importante entre as Deusas do panteão mesmo sendo uma vanir como seu irmão Frey, superando até mesmo Frigg. Ela também é uma elfa e é a Deusa do Amor e da Magia. Era celebrada nas sextas-feiras, por isso este dia era chamado de Freyasday, o que deu origem em inglês ao dia Friday (sexta-feira).

Comentários