Obra "Cavalo de Santo - Religiões afro-gaúchas" terá lançamento no Rio de Janeiro

Após sessão de autógrafos em Porto Alegre e Rio Grande, a fotógrafa gaúcha Mirian Fichtner lança a obra "Cavalo de Santo" no Rio de Janeiro. A solenidade acontece no dia 09 de junho, a partir das 19h no Foyer (1º andar do Centro Cultural Justiça Federal  - Av. Rio Branco 241 - Centro - Rio de Janeiro). 


Singular, a obra de Mirian Fichtner mostra, em 153 fotos, as faces espetaculares da Religião Africanista: a beleza dos ritos, dos Sacerdotes e uma fatia da cultura gaúcha que se desvenda aos olhos de poucos. Para a realização do trabalho, Mirian visitou, entre 2006 e 2010, mais de 30 Ilês do Rio Grande do Sul e fez mais de 10 mil fotos, todas com um olhar artístico e extremamente respeitoso à Religião. A expectativa, afirma a fotógrafa, é que a obra leve para o seio da sociedade a reflexão sobre a sua postura diante das diferenças culturais, étnicas e religiosas.




Ao comentar a repercussão do livro, logo após o lançamento em Porto Alegre, Mirian afirma: “Fiquei arrepiada, foi uma 
consagração”. Ela conta que não imaginava que o seu trabalho atingiria tamanhas proporções.


Lançada com apoio da Fundação Palmares, a primeira edição de “Cavalo de Santo” não pode ser comercializada. Os exemplares são distribuídos gratuitamente a convidados nas sessões de autógrafos. Para atender ao grande número de pessoas interessadas em adquirir o livro, Mirian conta que existe projeto para lançar uma segunda edição. Ainda em fase de estabelecimento de parcerias, não há uma data certa para um novo lançamento, mas ela revela que a expectativa é que até o final do ano seja possível colocar o livro à venda em livrarias de todo o Brasil e pela internet.


Também estão previstas sessões de autógrafos da obra "Cavalo de Santo" em São Paulo e Salvador. O livro "Cavalo de Santo" tem tratamento de arte, capa dura, no formato 28cmX28cm, em 5 cores, 168 páginas, com 153 fotos e textos bilíngues (português-inglês). Patrocínio da publicação: Ministério da Cultura /  Fundação Cultural Palmares. Apoio institucional: Prefeitura de Porto Alegre / Secretaria Municipal da Cultura.
Sobre a autora


A  fotógrafa Mirian Fichtner nasceu em Porto Alegre e atualmente mora no Rio de Janeiro. Formou-seem Jornalismo pela PUCRS e trabalhou nos principais jornais brasileiros como Zero Hora, O Globo, O Dia, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, e para as revistas Veja, Exame, Época e IstoÉ.
Já conquistou oito prêmios nacionais e internacionais, é co-autora de vários livros de fotografia e realizou exposições em importantes espaços no Brasil e no exterior. Além de "Cavalo de Santo", que está lançando agora, é autora do livro "A vida que corre dentro dos ônibus", de 2011. Em 2006, criou a Pluft Fotografias, que atua na área editorial e corporativa, com o foco em relatórios anuais, livros e projetos de comunicação empresarial. Para conhecer mais da obra da fotógrafa, confira o sitewww.mirianfichtner.com.br

FONTE: JORNAL GRANDE AXÉ




NOTAS DO BLOG:







EU RECOMENDO ALÉM DA OBRA DE MIRIAN, QUE VI EM UMA EXPOSIÇÃO NO SANTANDER , TAMBÉM RECOMENDO A LEITURA DESSE MAGNIFICO JORNAL, O GRANDE AXÉ, O QUAL NOS INSTRUI COM BELISSIMOS ARTIGOS RELACIONADOS A UMBANDA E AFRICANISMO.




MAIS SOBRE:




JORNAL GRANDE AXÉ




MIRIAN FICHTNER


Comentários