OFERENDA AOS ORIXÁS, EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DO BLOG ENTIDADES CIGANAS DA UMBANDA





Dizem os mais antigos, que nos tempos longínquos, quando a nossa fé nos orixás, além de inabalável, era fato costumas, em vez de se agradar aos orixás pela graça de ter um grande amor, um emprego mais favorável, ou para garantir algo de material, e aaté imaterial que se muito queria, se ofertava as entidades de luz, com o que se tinha, as vezes frutas, as vezes mesmo a água, e principalmente nos momentos de pobreza e de perigo, se ofertava o que mais se tinha em abundância..
Com a fé.
Portanto, com minha fé, oferto o que eu tenho mais de precioso, e mais importante para todos os orixás, a oferenda mais importante, do que um espelho de plástico, um pacote de vela ou mesmo kilos e mais kilos da melhor pipoca que o dinheiro humano possa comprar.

Uma oração feita do fundo do coração.

A melhor oferenda aos orixás.
Por Emerson C Matos.

Em homenagem ao dia do aniversário do blog,
entidades ciganas da umbanda, 
comemorado no dia 23 de agosto.



E com fé, me ajoelho aos seus pés,
e com minha cabeça, toco no chão sagrado,
consagrado aos divinos orixás,
nesse templo de energias, que renovam meu ser,
sublime, e venerável altar,
em que todas minhas mazelas e prantos,
se findam, ao simples tocar de um tambor,
quando me ponho a rezar.

Rezo ao divino mestre Jesus, que com sua luz,
mudo seu nome ao meu orar, 
saudando a esse mestre ascenso,
a Oxalá, me posto a cantar.

Que todos orixás, no firmamento,
nas ruas, encruzilhadas, nos mares e montanhas mil,
nos rios e cascatas, em meio a florestas verdejantes,
ao vento e tempestades me alento,
a saudar meus seres de luz, e aqui
em poucos e pequenos versos,
tento abrir meu coração ainda impuro,
mas que busca passo a passo,
o que tem mais de puro,
o amor e o encantamento,
de meus guias, pais e mães do eterno,
do amor singelo e fraterno,
que somente meu orixá,
tem para me dar.

E entrego, aqui,
minha humilde oferenda
a todos orixás,
feita com o que tenho mais de caro, e sagrado,
minha fé.



Comentários